29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 9 de maio, 2025
spot_img

Canal de drenagem vai acabar com a enxurrada da Avenida Tamandaré

A enxurrada que tanto incomoda e atrapalha a vida dos moradores da região da Avenida Tamandaré, nos bairros Seminário e Vila Nasser, deverá deixar de existir já a partir dos próximos dias. Isso porque está sendo implantado na região uma grande rede de tubulação para a drenagem que irá levar toda a água da chuva diretamente para o Córrego Segredo, a quase 1 km dali.

Além de eliminar os pontos de alagamento na Tamandaré, a obra também deve reduzir a pressão na drenagem de uma transversal, a Rua Frutuoso Barbosa. Conforme a Prefeitura explicou, Canal de drenagem vai acabar com a enxurrada da Avenida Tamandaréestão sendo colocados tubos de 1,5 metros de diâmetro que estão sendo assentados a 4  metros de profundidade num solo basalto, um tipo de rocha, que exige um esforço redobrado para abertura da valeta.

São 834 metros de tubulação que atravessarão as ruas Francisco Barbato e Seminário. Na sequência  passará por uma área de servidão, cortará a Avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo (prolongamento da Ernesto Geisel), antes de desembocar no Córrego Segredo, onde está programada a construção de um dissipador de energia para reduzir a velocidade das águas pluviais. Quase metade da drenagem está pronta.

O canal de drenagem é a última etapa do  Complexo Seminário etapa A, projeto de infraestrutura que viabilizou a execução de 5 km de drenagem, 13  km de pavimentação e 6 km de recapeamento nesta região da cidade, que concentra mais de 15 mil  habitantes. Está localizada na  margem direita (sentido bairro) da Avenida Tamandaré, desde a confluência com a Avenida Mascarenhas de Moraes, até depois do campus da UCDB, no Jardim São Caetano. A intervenção incluiu a extensão da rede de esgoto e a abertura de um novo acesso à Universidade Católica, pela Rua Marechal Câmara.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, esta estrutura de drenagem vai captar também a enxurrada que desce pela Rua Três Marias, onde foram implantados 1.836 metros de tubulação. “É mais um passo para eliminar pontos de alagamento em bairros no entorno, como o Bosque da Saúde e Jardim Paradiso”, explica.

Outras frentes de obras

Ao longo dos últimos 6 anos, a Prefeitura já executou mais de 100 quilômetros de drenagem, além de piscinões no Nova Lima, Santa Luzia e uma barragem na Praça das Águas. Uma das obras em andamento que impacta a rotina da cidade, exigindo interdições no trânsito, é na Avenida Calógeras, onde será implantado um corredor do transporte coletivo e uma ciclovia, entre as avenidas Afonso Pena e Salgado Filho.

Em toda a extensão da Calógeras, desde o cruzamento com a Avenida Mato Grosso, estão programados 3.043 de drenagem. Há frentes de serviço a partir do cruzamento com Avenida  Fernando Correa da Costa, até a Salgado Filho. São 1.972 metros de tubulação, com ramais em 4 transversais (Severino Ramos de Queiroz, da Liberdade e Rua Hortolândia até a 14 de Julho e da Maria Correa até a Rua João Pedro de Souza).

Fale com a Redação