27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 1 de maio, 2025
spot_img

Cândido Alberto da Fonseca, importante nome da cultura de MS, morre aos 71 anos

O jornalista e cineasta Cândido Alberto da Fonseca, de 71 anos, morreu nessa quarta-feira (23), em Campo Grande. Segundo as informações, ele enfrentava infecções provocadas por uma cirurgia. Os locais do velório e sepultamento ainda não foram divulgados.

Natural do Rio de Janeiro (RJ), o jornalista se destacou em Mato Grosso do Sul no segmento da cultura, ficando conhecido por produzir documentários importantes, como o que retratou a vida e a obra de Conceição dos Bugres, em 1980.

Além do seu trabalho pioneiro no cinema regional, Cândido também teve notoriedade pela defesa de políticas públicas para a classe artística local. Foi roteirista e teatrólogo e esteve à frente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) na década de 1980.

Também foi um dos criadores do projeto Prata da Casa, idealizado após a federalização da antiga Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), que se tornou UFMS em 1979. O projeto revelou nomes como Almir Sater e Guilherme Rondon.

“Foi uma figura ímpar na cena cultural, cuja trajetória deixa marcas indeléveis no audiovisual e no fortalecimento da cultura local. Mais do que um artista, foi um militante aguerrido, cuja sensibilidade e coragem inspiraram gerações”, diz a nota da FCMS.

Fale com a Redação