33.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 15 de outubro, 2025
spot_img

Capacitação Fluvial fortalece turismo e desenvolvimento em Corumbá

Corumbá recebeu a realização de dois cursos fundamentais para a população ribeirinha: o Curso de Formação de Aquaviário – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas e o Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros.

A solenidade de encerramento foi realizada nesta terça-feira (14), no Porto da Manga, e marcou a formatura dos alunos que concluíram com êxito as capacitações promovidas pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Pantanal. O evento contou com a presença do Capitão dos Portos do Pantanal, Capitão de Fragata Eduardo Miranda da Fonseca e representantes da comunidade.

Realizados entre os dias 11 e 22 de agosto de 2025, os cursos tiveram como objetivo formar profissionais habilitados a atuar na navegação interior e no transporte seguro de passageiros, ampliando oportunidades de trabalho e fortalecendo a segurança fluvial no Pantanal.

A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, destacou:

“Essa é uma importante ação da Prefeitura de Corumbá, em parceria com o Programa Social Povo das Águas e a Marinha do Brasil, que tem como objetivo promover a capacitação profissional, gerar novas oportunidades de trabalho e valorizar as comunidades ribeirinhas que fazem parte da nossa história e da força do Pantanal. Com essa iniciativa, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das comunidades tradicionais”.

O coordenador do Programa Social Povo das Águas, Josiney Severino dos Santos, reforçou a relevância da capacitação:

“Dessa turma aqui no Porto da Manga, estamos atendendo a uma reivindicação feita no início do ano, durante nossa primeira ação Povo das Águas no Baixo Pantanal, em abril. Recebemos a solicitação da comunidade e de pronto iniciamos os cursos, que promovem inclusão social, cidadania e melhores condições de vida para essa população. Um ribeirinho formado melhora sua própria condição de vida, fortalece a economia local e garante transporte seguro para os passageiros. É assim que preparamos a comunidade para oportunidades de trabalho e desenvolvimento sustentável”.

Participantes como Carlos Augusto, morador da região e proprietário de pousada, ressaltaram a importância da formação:

“O piloteiro é o principal contato do turista com o Pantanal. Ter profissionais capacitados, com documentação em dia, é essencial para segurança e confiança nos passeios. Essa oportunidade esperada há muito tempo nos permite trabalhar melhor e fortalecer o turismo local”.

A formanda Giovanna celebrou a retomada da capacitação:

“Faz mais de dez anos que não tínhamos essa oportunidade aqui. Em 2025, graças a Deus, à Marinha e a todos que apoiaram, conseguimos trazer os cursos de volta. Eu e minha irmã participamos, e também tivemos outras mulheres na turma. Foi uma conquista enorme, um sonho realizado”.

A realização desses cursos reforça a importância da qualificação profissional, da parceria entre Prefeitura e Marinha do Brasil e do compromisso com a inclusão social, segurança fluvial e desenvolvimento econômico sustentável na região pantaneira.

Fale com a Redação