Considerado o maior evento de artes voltado à infância da região Centro-Oeste do país, o ETECA (Encontro de Teatro entre Crianças) promete movimentar o Teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural José Otávio Guizzo, em Campo Grande, entre os dias 12 a 16 de outubro, ofertando uma programação extensa e gratuita.
Ao todo, serão 50 atrações e 10 espetáculos nacionais e regionais que trazem ao palco diferentes linguagens e narrativas da cena contemporânea. A programação reserva ainda três oficinas formativas para estimular a expressão artística, três rodas de conversa com artistas, educadores e famílias, e quatro contações de histórias interativas.
Estão incluídas ainda 30 ações autorais realizadas por crianças, além de shows musicais e uma Feira da Economia Criativa, reunindo artesanato, livros e comidinhas, fortalecendo o vínculo entre arte, comunidade e sustentabilidade.
A organização destacou a promoção da acessibilidade plena, com libras, audiodescrição e abafadores de ruídos para que todas as crianças possam vivenciar a experiência artística de maneira inclusiva e acolhedora.

Essa será a 6ª edição do evento e terá como tema “Arte e Educação: Territórios Afetivos da Infância”, reforçando a importância da arte como aliada da educação na construção de sujeitos criativos, conscientes e empáticos.
O ETECA é um espaço de encontro, formação e afeto. Idealizado e dirigido por Ligia Tristão Prieto e realizado pelo Grupo Casa Produções, em quase uma década de trajetória, o festival já alcançou mais de 60 mil pessoas, sendo 37.500 crianças diretamente impactadas por espetáculos, oficinas e atividades formativas.
“Você consegue assistir crianças apresentando para crianças, então elas aprendem mais fácil com as outras crianças, porque conseguem se identificar e serem mais livres e o que quiserem ser.”, disse Talita Farias, aluna do Grupo Casa e apresentadora do festival.
O festival, que tem a aprovação do Ministério da Cultura pela Lei de Incentivo a Cultura, busca instituições, empresas e incentivadores culturais que compartilhem da visão de que a infância merece um território fértil de arte, educação e afeto.
Todo mundo pode ser um colaborador dessa ideia, tanto pelo aporte da Lei como também apoiando diretamente o Festival através da vaquinha online do Grupo Casa. Para maiores informações, acesse o site https://grupocasaproducoes.com.br/seja-um-patrocinador/.