29.8 C
Campo Grande
domingo, 16 de novembro, 2025
spot_img

Capital reforça frota de ônibus para atender estudantes durante o Enem neste domingo

Para garantir que nenhum candidato fique pelo caminho, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) montou uma operação especial no transporte coletivo de Campo Grande neste domingo (9), primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Segundo a prefeitura, dois ônibus extras com motoristas estarão de prontidão em cada um dos oito terminais da cidade — Guaicurus, Aero Rancho, Nova Bahia, Júlio de Castilho, Morenão, Bandeirantes, General Osório e Hércules Maymone — das 9h às 18h, prontos para atender eventuais aumentos de demanda ou atrasos nas linhas regulares.

Além do reforço na frota, a linha 222, que liga o Terminal General Osório à Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) — um dos principais locais de prova —, vai operar com o horário de sábado, com saídas a partir das 7h25 e última viagem às 19h35, em intervalos de uma hora.

O mesmo esquema será repetido no segundo dia de provas, no domingo seguinte (16).

Passe livre para estudantes

Os candidatos também têm direito à gratuidade no transporte coletivo nos dias de prova. O benefício, garantido por lei municipal, vale para quem realizou o cadastro prévio no site do Consórcio Guaicurus. A medida tem o objetivo de assegurar que nenhum estudante deixe de participar do exame por falta de recursos para o deslocamento.

Neste ano, o Enem reúne 57.941 inscritos em Mato Grosso do Sul, sendo a maioria concentrada em Campo Grande. No Brasil, são 4,8 milhões de participantes, número 38% maior que em 2022.

As provas começam às 12h30 (horário de MS), com portões abertos ao meio-dia e fechados às 12h. Neste domingo, os candidatos respondem questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

Para participar, é obrigatório apresentar documento oficial com foto, físico ou digital, como RG, CNH, passaporte ou carteira profissional, além de usar caneta preta transparente. Bonés, gorros, óculos escuros e aparelhos eletrônicos estão proibidos.

Com o reforço da Agetran e do Consórcio Guaicurus, a expectativa é de que o transporte público funcione com fluidez e segurança, garantindo que todos os estudantes consigam chegar aos locais de prova sem contratempos.

Fale com a Redação