Acontece neste sábado (14), em Corumbá, o desfiles dos 11 blocos culturais filiados à Liga Independente dos Blocos Oficiais do Carnaval de Corumbá (LIBLOCC). Conforme a programação começa às 20 horas, na Passarela do Samba, que compreende a rua Frei Mariano e a avenida General Rondon.
Pela ordem, o desfile será composto pelos blocos: Afro Samba Reggae, Águia da Vila, Clube dos Sem, Flor de Abacate, Os Intocáveis, Praia, Bola e Cerveja, Arthur Marinho, Bola Preta, Oliveira Somos Nós, Nação Zumbi e Vitória Régia.
As agremiações serão avaliadas por comissão de jurados nos quesitos Melodia, Bateria, Harmonia e Evolução. A apuração das notas está prevista para a tarde da Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro, quando será conhecido o bloco campeão do Carnaval deste ano.
Ainda segundo a organização do evento, logo ao término dos desfiles, a partir das 02 horas, a programação segue com show popular da Banda MBW no palco montado na Praça Generoso Ponce.
Interdições no trânsito

A Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AGETRAT) disse que serão feitas interdições temporárias de vias públicas na região da Avenida General Rondon e seu entorno. As medidas têm como objetivo garantir a segurança de foliões, moradores, comerciantes, trabalhadores do evento e equipes operacionais, além de assegurar a fluidez do trânsito e o acesso prioritário a serviços essenciais.
O perímetro contará com sinalização adequada, grades de contenção, além da atuação de agentes de trânsito da AGETRAT, garantindo orientação aos condutores e pedestres. Pontos específicos serão destinados ao acesso de ambulâncias, viaturas de emergência, táxis, mototáxis e autoridades, conforme previsto no planejamento operacional.
- 14 de fevereiro (sábado) – a partir das 13h, para desfile de blocos, Carnaval Cultural e show popular;
- 15 de fevereiro (domingo) – a partir das 13h, para o desfile das escolas de samba;
- 16 de fevereiro (segunda-feira) – a partir das 13h, com desfile das escolas de samba e show popular;
- 17 de fevereiro (terça-feira) – a partir das 13h, para encerramento da programação com desfile de blocos e show popular.
Durante os períodos informados, haverá bloqueios totais ou parciais nas seguintes vias e imediações:
- Rua 13 de Junho
- Rua Dom Aquino
- Rua Frei Mariano
- Rua Major Gama
- Rua Firmo de Matos
- Rua Delamare
- Rua América
- Rua Cuiabá
- Rua 15 de Novembro
- Rua Sete de Setembro
- Rua Antônio Maria
- Rua Manoel Cavassal
- Rua Domingos Sahib
- Avenidas e ladeiras de acesso à região da Praça da República, Jardim da Independência e trechos da Avenida General Rondon
Ônibus são gratuitos no Carnaval de Corumbá
A Prefeitura de Corumbá informou que o transporte coletivo municipal será gratuito entre os dias 13 e 17 de fevereiro, período de realização do Carnaval na cidade.
A gratuidade começa às 16 horas até o término da programação oficial. Caso os eventos se estendam além do horário previsto, a última viagem será realizada em até 30 minutos após o encerramento das festividades.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a segurança viária, facilitar a mobilidade urbana e garantir que moradores e visitantes tenham acesso aos locais de evento sem custo adicional.
Como foi a noite da sexta-feira

Na sexta-feira (13) ocorreu a descida do Bloco Cibalena, que reuniu milhares de foliões e confirmou o bloco de sujos como uma das manifestações mais tradicionais do Carnaval de Corumbá. Os foliões se concentraram nas imediações das ruas Frei Mariano e Joaquim Murtinho e seguiram até a Passarela do Samba, na avenida General Rondon, com muita animação e clima de irreverência.
A forte presença do público confirmou a importância do bloco, um dos símbolos do carnaval de rua corumbaense e dos em mais aguardados da folia. Com quase meio século de história, o Cibalena preserva a proposta de um carnaval inclusivo e espontâneo.
A marca registrada segue sendo a inversão bem-humorada de papéis, com foliões apostando em fantasias criativas e participação aberta a diferentes idades, origens e crenças.
Durante a concentração e a descida, o público cantou em coro “hoje eu vou Cibalenar”, hino do bloco, composto por Ruyzinho, reforçando o sentimento de pertencimento entre os foliões e o carnaval de Corumbá.




















