Carretas longas e pesadas poderão ser proibidas de transitarem pelo Parque dos Poderes

290
Foto: Reprodução

Com o aumento de acidentes envolvendo carretas longas do Parque dos Poderes, em Campo Grande, um Projeto de Lei apresentado nessa quarta-feira (22) na Assembleia Legislativa proibi o fluxo de veículos pesados na região.

Pela matéria, caminhões a partir de cinco eixos não poderão mais circular nas Avenidas Do Poeta, Desembargador José Nunes da Cunha, Waldir dos Santos Pereira, André Junqueiras Fortes, Marcelo de Castro Fontes Junior e Dr. Fadel Tajher Iunes.

O texto descreve como veículos longos e pesados os rodotrem, caminhão trator trucado com semirreboque e/ou com reboque; caminhão trucado com reboque; bitrem articulado; bitrem, treminhão, caminhão canavieiro, de grãos e outros da mesma natureza.

Entretanto, para a garantia de serviços públicos essenciais e realização de atendimentos de emergência, o trânsito destes veículos será liberado, mas desde que os mesmos estejam devidamente identificados.

Recentemente, um caminhão carregado de carnes congeladas tombou na rotatória da Avenida Do Poeta, provocando lentidão no trânsito. Na ocasião, o motorista pontuou que acabou se perdendo no Parque dos Poderes.

Autor da proposta, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) disse que a expansão do mercado imobiliário tornou a região uma rota de acesso. “Aumentou consideravelmente o tráfego de veículos pesados, que danificam a pista, ameaçam a segurança dos animais e das pessoas que praticam atividade física na área”, justificou.