A tradicional festa brasileira terá que ser repensada pelas famílias, para evitar aglomerações
Uma das festas favoritas dos brasileiros, o Carnaval, terá que ser repaginada, para que a população possa comemorar com segurança. Com a pandemia de Covid-19, que fez milhares de vítimas no Brasil, é necessário evitar aglomerações e buscar o distanciamento social. Por isso, é fundamental que as pessoas respeitem as normas de biossegurança.
A transmissão do vírus ocorre de forma rápida e a doença pode desencadear uma síndrome respiratória grave, principalmente em pessoas idosas e com comorbidades, como diabetes e problemas cardíacos.
Ainda que as estatísticas indiquem que o pico da pandemia já passou e já se fale em “novo normal”, essa é uma situação única e emergencial. O esforço de toda a população será útil para salvar vidas. As pessoas devem evitar sair de casa para festas e comemorações ou, até mesmo, viajar. Outras atividades, como fazer compras no mercado ou levar o cachorro para passear, agora, requer medidas de cuidado especiais.
O médico generalista que atua na Clínica da Família Cassems, Ronaldo Costa, faz um alerta sobre essa questão. “Se temos amor ao próximo e respeito, este Carnaval terá que ser diferente, em casa. Vamos conviver com os outros indivíduos que moram conosco. Podemos procurar fazer atividades diferentes, lúdicas e pedagógicas. Precisamos pensar no coletivo e sermos responsáveis. Vamos construir uma nova realidade.




















