17.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 18 de julho, 2025
spot_img

Castramóvel vai iniciar atendimentos a partir de janeiro de 2021

A unidade atenderá de forma itinerante e oferecerá serviço gratuito de castração de animais de pequeno porte

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) informou que o primeiro castramóvel de Campo Grande começará atendimentos em janeiro do próximo ano, com a para a castração gratuita de animais de pequeno porte. A unidade móvel conta com kit cirúrgico, gaiolas, transporte da equipe e os insumos. 

De acordo com extrato publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) o contrato da compra do veículo foi de R$ 198,3 mil. Somando-se outros equipamentos, o investimento na primeira unidade chega a casa dos R$ 400 mil.

O serviço itinerante terá como prioridade regiões consideradas de maior vulnerabilidade e alta incidência de animais em situação de rua. Meta é castrar 50 animais por semana.

Conforme Marcos Trad, a ampliação do serviço faz parte de um compromisso firmado com as Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores independentes.

“Temos que reconhecer o trabalho dos voluntários que atuam em defesa da causa animal e esse é apenas mais um passo que estamos dando em reconhecimento a esta luta. Acredito sim que os animais merecem nossa atenção, porque é muito triste você ver um cãozinho ou um gato desamparado. Esses animais acabam fazendo parte da família”, disse.

Coordenadora do CCZ, Juliana Rezende, afirmou que, além da castração, equipe do Castramóvel também dará orientações sobre combate e prevenção da leishmaniose, guarda responsável e saúde pública para a população. 

Propositor da emenda que deve auxiliar na aquisição do serviço itinerante de castração, o deputado estadual Márcio Fernandes, que é veterinário de formação, reforça que o controle populacional, tanto de cães como de gatos, é um problema de saúde pública e deve ser tratado com  a devida atenção, considerando que o foco do serviço é justamente as localidades de maior vulnerabilidade.

“O serviço de castração é extremamente importante no controle de natalidade destes animais. Certamente, em funcionamento, a unidade móvel vai contribuir para reduzir o número de animais abandonados que acaba impactando também no aparecimento de outras doenças como a leishmaniose, por exemplo”, disse.

Além da equipe do Castramóvel, o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) via acompanhar a ação nos bairros, atuando nos procedimentos pré e pós-cirúrgicos.

Com a reforma do centro cirúrgico do CCZ e a aquisição do castramóvel, tanto cães quanto gatos poderão ser castrados gratuitamente, sendo cada um no local adequado.

Como funciona?

Para a realização da castração de felinos no CCZ é necessário um agendamento prévio, que há tempo atrás resultava em filas gigantescas na porta da unidade. A partir de maio do ano passado esse processo de agendamento passou a ser informatizado e feito de forma on-line.

No dia 20 de cada mês a agenda para castração abre com 600 vagas para atendimento aos felinos no mês seguinte.

Com o castramóvel, o agendamento da cirurgia em cães acontecerá no local onde a unidade estará, atendendo exclusivamente o público daquela região. A quantidade de cirurgias e o tempo em que o trailer estará no local dependerá da demanda da população.

Fale com a Redação