Cemitério de cavalos é encontrado em área de Campo Grande

537
Carcaça de cavalo encontrado em pasto (Foto: PCMS)

Um verdadeiro cemitério clandestino de cavalos foi encontrado pelas autoridades ligadas aos crimes ambientais e de proteção aos animais de Campo Grande na terça-feira (24).

De acordo com o registro da ocorrência, a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) encontraram 20 carcaças descartadas a céu aberto.

O terreno fica a 1 km de distância de um hospital veterinário de animais de grande porte, na Capital. Os nomes dos responsáveis não foram divulgados.

À imprensa, o delegado Bruno Urban disse que recebeu informações sobre animais enterrados em um pasto, mas após investigações in loco foram encontradas as carcaças descartadas a céu aberto e em estado avançado de decomposição.

No decorrer, a equipe constatou que os animais estavam sob cuidados de um hospital veterinário. A perícia apontou que alguns dos cadáveres apresentavam ataduras e sinais de que haviam passado por tratamento veterinário.

Na avaliação do responsável pelo caso, o hospital teria começado a ação fazendo o enterro dos cavalos, mas com o tempo passou a apenas desovar as carcaças no pasto. “Precisa ter uma plano de descarte de resíduos sólidos”, disse o delegado.

O descarte irregular de animais mortos é proibido por lei e pode resultar em pena de prisão ou multa, especialmente se causar danos à saúde pública ou ao meio ambiente.

Os proprietários não foram presos, pois não foram encontrados em flagrante, mas foram autuados no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientai.