32.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 21 de agosto, 2025
spot_img

Centro Integrado de Atenção Psicossocial da Cassems completa três anos

O Centro tem o objetivo de oferecer cuidados aos pacientes com sofrimento psíquico, por meio de um atendimento multiprofissional e diferenciado

25/04/2020 17h15
Por: Ascom

Neste domingo (26), o Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) da Cassems, em Campo Grande, completa três de inauguração. Inaugurada em 2017, a Unidade tem o objetivo de oferecer cuidados aos pacientes com sofrimento psíquico, por meio de um atendimento multiprofissional e diferenciado, além de estimular a integração social, familiar e a sua autonomia.

O Ciaps nasceu da crescente demanda encontrada nos registros de atendimento do plano de saúde por profissionais de saúde mental. A coordenadora de Psicologia da Cassems, Claudia Szukala, esclarece que nos últimos anos, transtornos psíquicos tornaram-se mais comuns devido ao ritmo da vida moderna e, por este motivo, a Caixa dos Servidores se dedica para a assistência à saúde mental dos beneficiários.

“A Cassems tem uma longa jornada de cuidados com a saúde mental dos servidores do estado. Há quatro anos, a saúde mental ganhou uma casa, que é um centro de atenção psicossocial. Desde sempre, o plano de saúde trabalha com toda a dedicação para cuidar da mente dos beneficiários sul-mato-grossenses.

Contamos com uma equipe muito empenhada de psicólogos, psiquiatras, terapeuta ocupacional e assistente social que todos os dias buscam a melhor maneira de atender, olhar o ser humano, pensar e contribuir com a vida do outro”.

Para abordar a importância do serviço na vida dos beneficiários, Claudia cita uma frase do psiquiatra Carl Jung, “Já dizia Jung, quem olha para fora sonha, mas quem olha para dentro, desperta. O Ciaps é o local onde ajudamos as pessoas a olharem para dentro de si e encontrarem os melhores caminhos para tocar a sua vida com qualidade, com nível de estresse mais baixo, diminuição das ansiedades e, assim, estar bem fisicamente e psicologicamente para enfrentar a sua rotina”.

A psicóloga finaliza explicando que a Caixa dos Servidores acompanha os seus beneficiários com atenção completa, sob vários focos. “A Cassems busca olhar para os beneficiários e seus familiares em sua totalidade, como um ser físico, mas também psíquico e, ao investir em sua saúde mental, o indivíduo consegue olhar para si mesmo com mais clareza e lidar de maneira efetiva com as adversidades da vida”.

Atualmente, a Cassems tem duas unidades de atendimento psicossocial. A primeira, inaugurada em 2017, na capital, fica na Rua São Paulo, 68, no bairro São Francisco. Em 2019, o plano de saúde abriu um segundo polo do Centro, na Rua Boipeva, 184, Carandá Bosque, também na capital.

Divulgação

Fale com a Redação