Chácara é encontrada abandonada na Capital com 85 bezerros passando fome

823
Bezerros estavam desnutridos e outros animais já estavam mortos (Foto: PCMS)

Uma operação na terça-feira (18) promovida pela DECAT (Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) flagrou crime de maus-tratos praticado contra bezerros em Campo Grande.

De acordo com as informações, a equipe recebeu uma denúncia indicando que em uma chácara de cerca de 10 hectares, localizada no bairro Chácara das Mansões (BR-163) e banhada pelo Córrego Cabeceira Comprida, haviam vários animais desnutridos.

Com apoio da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS), os policiais foram até o endereço e encontraram 85 garrotes, entre 08 e 10 meses aproximadamente, das raças gir, holandês e girolando, com indícios de subnutrição.

Ainda segundo o registro, alguns destes já estavam doente e outros até mortos em decorrência de pneumonia, conforme aferição do médico veterinário da Iagro.

Na chácara há uma casa de alvenaria, composta de ampla área externa, sala, cozinha, banheiro social, dois quartos e uma suíte, que apresentava aspecto de abandono, demonstrando a pouca frequência de humanos.

Ninguém foi visto tomando contra da chácara e agora as diligências prosseguirão com o objetivo de identificar o proprietário ou arrendatário para que seja responsabilizado criminalmente por maus-tratos, bem como orientá-lo quando às medidas cabíveis de manejo para salvar o rebanho que ainda resta.