25.8 C
Campo Grande
domingo, 19 de outubro, 2025
spot_img

Chuva e baixa procura reduzem movimento no Dia D de Vacinação na Capital

Campo Grande registrou apenas 152 aplicações, segundo a Sesau; campanha segue até o fim do mês

Apesar da mobilização e das ações para incentivar a imunização, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em Campo Grande registrou baixa procura neste sábado (18). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), apenas 152 doses foram aplicadas nos dois pontos de atendimento da Capital.

Mesmo com o tempo chuvoso, a vacinação aconteceu normalmente na Paróquia Santo Expedito, no Jardim Itamaracá, e na Unidade de Saúde da Família (USF) Tiradentes. Foram oferecidos todos os imunizantes do calendário de rotina, além das vacinas contra gripe e sarampo.

Na USF Tiradentes, o movimento foi maior que em fins de semana anteriores, com mais de 70 pessoas vacinadas somente pela manhã. Ainda assim, o total registrado no balanço geral do dia ficou bem abaixo do esperado. Para agilizar o atendimento, a Sesau reforçou as equipes de enfermagem.

A superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, Veruska Lahdo, reforçou a importância da adesão. “Vacinar é uma das formas mais seguras e eficazes de prevenir doenças graves e evitar o retorno de enfermidades já controladas”, destacou.

A campanha de multivacinação segue até o dia 31 de outubro, com todos os imunizantes disponíveis nas 74 unidades de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de cada unidade.

Segundo o painel “Cobertura Vacinal – Residência”, do Ministério da Saúde, Campo Grande já superou a meta em algumas vacinas, como a BCG (103,18%) e a Hepatite B aplicada ao nascer (101,98%). No entanto, outras permanecem abaixo do ideal — a exemplo da Hepatite A Infantil (78,04%), DTP 1º reforço (73,23%) e Varicela (71,94%).

Fale com a Redação