Chuva já chega a Campo Grande acompanhada de vento

26
(Foto: EnfoqueMS)

Inmet alerta para alagamentos e queda de árvores

O tempo mudou de forma significativa em Campo Grande na tarde deste sábado (13), com a chegada nuvem escura e a chuva, acompanhada de vento. A capital de Mato Grosso do Sul está sob alerta de chuvas intensas, com previsão de temporal acompanhado de ventos fortes e risco de granizo, conforme aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o órgão, o acumulado de chuva pode chegar a 100 milímetros por dia, com rajadas de vento variando entre 60 e 100 km/h. O alerta segue válido até as 10h de domingo (14) e aponta para riscos de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos em vias urbanas e danos em plantações.

Em Campo Grande, a orientação é de atenção redobrada, principalmente em áreas mais suscetíveis a alagamentos e com grande circulação de pessoas e veículos. A Defesa Civil recomenda evitar abrigo sob árvores durante as rajadas de vento e redobrar os cuidados no trânsito em caso de chuva forte.

Além da Capital, o aviso do Inmet abrange dezenas de municípios do Estado, incluindo Água Clara, Bandeirantes, Bataguassu, Chapadão do Sul, Coxim, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Três Lagoas, entre outros.

Segundo a previsão meteorológica, o cenário é provocado pelo intenso transporte de calor e umidade combinado com a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica. Essas condições favorecem a formação de nuvens carregadas e chuvas volumosas, que podem superar os 50 milímetros em 24 horas, especialmente nas regiões sul, sudeste e leste de Mato Grosso do Sul.

De forma pontual, não está descartada a ocorrência de tempestades com descargas elétricas, ventos intensos e queda de granizo. A população deve acompanhar as atualizações meteorológicas e seguir as orientações dos órgãos oficiais.