Chuva marca o sábado em Campo Grande e frente fria provoca instabilidade em MS

62
(Foto: EnfoqueMS)

Capital tem previsão de pancadas ao longo do dia; no oeste do estado, temperaturas podem chegar a 38°C

Com o céu carregado desde as primeiras horas do dia, Campo Grande acordou neste sábado (3) sob alerta para chuva, cenário que se repete em todo Mato Grosso do Sul. A instabilidade marca o fim da semana no estado, com previsão de pancadas ao longo do dia, risco de tempestades e calor intenso em algumas regiões, principalmente no oeste, onde os termômetros podem chegar aos 38°C.

De acordo com o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a mudança no tempo é provocada pelo avanço de uma frente fria associada a áreas de baixa pressão atmosférica e à grande disponibilidade de umidade. A combinação favorece a formação de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Ainda segundo o órgão, os acumulados de chuva podem ser mais expressivos neste sábado, com volumes que podem ultrapassar 30 milímetros em 24 horas, principalmente nas regiões central, nordeste e leste do estado — faixa onde está localizada a capital sul-mato-grossense.

🌧️ Campo Grande

Na capital, a previsão indica chuva em todos os períodos do dia. O sol até aparece entre nuvens, mas as pancadas devem ocorrer tanto durante o dia quanto à noite. Segundo Instituto, a mínima prevista é de 19°C, com máxima de 28°C, mantendo o clima mais ameno em comparação com outras regiões do estado.

🌡️ Outras regiões

  • Coxim (região norte): mínima de 22°C e máxima de até 33°C, mesmo com chuva.
  • Ponta Porã (sul): instabilidade ao longo do dia, com temperaturas entre 22°C e 35°C.
  • Três Lagoas (leste): termômetros variam de 22°C a 31°C.
  • Corumbá (oeste): segue como a cidade mais quente do estado, com mínima de 23°C e máxima que pode atingir 38°C, apesar da previsão de chuva.

A orientação dos meteorologistas é redobrar a atenção para mudanças rápidas no tempo, principalmente durante atividades ao ar livre, e ficar atento a alertas de curto prazo emitidos pelos órgãos oficiais.