Estado pode registrar até 100 mm de chuva por dia e rajadas de vento intensas em parte das regiões
O céu de Mato Grosso do Sul entra em modo de atenção neste fim de semana. Enquanto o sábado (7) avança, o Inmet acende dois alertas para chuvas intensas no estado, com previsão de temporais que podem vir acompanhados de ventos fortes e risco de transtornos até o fim do domingo (8).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o primeiro aviso é de perigo potencial e abrange todo o território sul-mato-grossense. Nestas áreas, a previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia, além de rajadas de vento de até 60 km/h. Porém, a situação pode se agravar em parte do estado.

Já o segundo alerta, classificado como perigo, atinge regiões do centro-norte, sudoeste, Pantanal e leste do estado. O aviso inclui 33 municípios, entre eles Campo Grande (veja relação completa dos municípios no final da reportagem). Nessas localidades, o volume de chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou alcançar até 100 milímetros por dia, com ventos que podem chegar a 100 km/h.

De acordo com o Inmet, nas áreas sob alerta de maior severidade há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e incidência de descargas elétricas. Os dois alertas permanecem válidos até as 23h59 de domingo.
Diante do cenário, a orientação é redobrar os cuidados. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Cidades sob alerta de perigo
- Alcinópolis
- Anastácio
- Aquidauana
- Bandeirantes
- Bela Vista
- Bodoquena
- Bonito
- Camapuã
- Campo Grande
- Caracol
- Corguinho
- Corumbá
- Costa Rica
- Coxim
- Dois Irmãos do Buriti
- Figueirão
- Guia Lopes da Laguna
- Jaraguari
- Jardim
- Ladário
- Maracaju
- Miranda
- Nioaque
- Pedro Gomes
- Ponta Porã
- Porto Murtinho
- Rio Negro
- Rio Verde de Mato Grosso
- Rochedo
- São Gabriel do Oeste
- Sidrolândia
- Sonora
- Terenos




















