A partir do mês de janeiro, Três Lagoas passa a receber os atendimentos do “Sebrae na sua empresa”, uma iniciativa anual do Sebrae/MS voltada ao fortalecimento de micro e pequenas empresas. A ação é uma das atividades previstas no programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em conjunto com a administração municipal.

O consultor Kelcio Rodrigues em atendimento na empresa Urbana3 Locação de Andaimes e Equipamentos, em Três Lagoas
O “Sebrae na sua Empresa” consiste em visitas presenciais, realizadas de porta em porta, por um Agente de Orientação Empresarial (AOE), que faz um diagnóstico do negócio para compreender os principais desafios enfrentados pelo empreendedor. A partir dessa escuta, o agente apresenta soluções alinhadas à realidade da empresa. Os atendimentos ocorrem de segunda a sábado, exceto domingos e feriados, e os profissionais estão identificados com camisetas com a descrição “a serviço do Sebrae”.
Além de Três Lagoas, a iniciativa será realizada em mais cinco municípios de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados, Coxim, Bonito e Corumbá. Cada empresa atendida receberá duas visitas de um AOE ao longo do ano. Na primeira, é feita uma conversa diagnóstica sobre a gestão do negócio; na segunda, o foco é aprofundar as orientações e encaminhar soluções específicas, de acordo com as necessidades identificadas, contribuindo para a melhoria do desempenho e da organização da empresa.
Segundo Lucielle Lima, coordenadora de Atendimento e Relacionamento do Sebrae/MS, a aproximação do serviço humaniza a relação com o empreendedor de maneira integral. “O atendimento porta a porta permite conhecer o negócio onde ele realmente acontece. No local, o Sebrae entende de perto os desafios, identifica oportunidades e enxerga a realidade do dia a dia do empreendedor. Tudo isso fortalece a confiança e gera efeitos mais rápidos e eficazes com um atendimento próximo, humano e focado em resultados reais”, esclarece.
No ano passado, foram atendidos aproximadamente 35 mil pequenos negócios em todo o estado, pela abordagem porta em porta, com um profissional qualificado e sem custo.
Cidade Empreendedora
Voltado à promoção do desenvolvimento local e à melhoria da qualidade de vida da população, o Cidade Empreendedora reúne um conjunto de ações que fortalecem a gestão pública e impulsionam o fortalecimento dos pequenos negócios. Atualmente, 36 cidades são acompanhadas. Com início em julho de 2025, este ciclo conta com recursos do Governo do Estado, por meio da Semadesc, que entra como parceiro para a execução do programa por entender a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável dos municípios. Nesta nova formatação, são três pacotes: Excelência, Avança e Transforma. Três Lagoas ingressou pela primeira vez no programa neste ciclo e aderiu ao pacote Excelência, o mais completo, com ações previstas até 2028. A iniciativa traz oito eixos de atuação que visam promover melhorias na gestão municipal, fortalecimento do empreendedorismo e desenvolvimento a partir dos potenciais da região.




















