25.8 C
Campo Grande
domingo, 28 de setembro, 2025
spot_img

Cineclube exibe filme francês “Rouge” em sessão gratuita na UFMS

O Cineclube em Francês da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) exibirá a produção francesa “Rouge”, dirigida por Farid Bentoumi, em sessão gratuita aberta à comunidade. O evento acontecerá no dia 2 de outubro, a partir das 18h30, no Auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, na Cidade Universitária.

O objetivo da exibição é promover um espaço de reflexão sobre questões éticas e ambientais apresentadas pelo filme, conectando os temas à realidade de Mato Grosso do Sul, onde grandes empreendimentos industriais, como usinas de celulose, geram debates sobre impactos ambientais, uso da água, saúde pública e transparência, segundo o coordenador da ação e professor assistente de francês da UFMS, Loïc le Morvan.

“Queremos mostrar como o cinema pode aproximar contextos diferentes e estimular o debate crítico dentro da Universidade”, afirma Le Morvan. O filme será exibido com legendas em português e contará com um momento de diálogo com o público. “A ideia é discutir meio ambiente, saúde pública, transparência e responsabilidade social das empresas, além dos dilemas éticos enfrentados pela personagem e como eles se conectam com situações vividas aqui no estado”, acrescenta o professor.

Sobre o filme

“Rouge” acompanha a história de Nour, uma jovem enfermeira recém-contratada por uma usina química onde seu pai trabalha há décadas como sindicalista. Durante um controle sanitário, ela se aproxima de uma jornalista que investiga a gestão de resíduos da fábrica e descobre graves segredos da empresa, como poluição, acidentes ocultados e dossiês médicos manipulados. Nour precisará decidir entre se calar ou expor a verdade, colocando em risco sua relação com o pai e com a comunidade local.

O evento é organizado pela UFMS em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que também realizará uma sessão do filme em outubro. A iniciativa faz parte do programa de Assistentes de Francês, coordenado pela Embaixada da França e pela France Éducation International, que promove intercâmbio entre estudantes e professores das duas universidades.

“Como o tema do filme é bastante relevante para Mato Grosso do Sul, decidimos projetá-lo nas duas instituições para promover uma troca rica entre estudantes e professores”, finaliza Le Morvan.

Fale com a Redação