O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), divulgou no fim da manhã desta terça-feira (28), um alerta para climas bem adversos em Mato Grosso do Sul. Avisos meteorológicos apontam “deserto” com secura e baixa unidade do ar, na região Sul, que em geral é mais úmida e fria, e, de áreas com tempestade no Leste do Estado, onde abrange Três lagoas e região de divisa com São Paulo.
Os avisos meteorológicos foram divulgados nesta terça-feira e valem até no mínimo até amanhã. Até às 18 horas de hoje, há risco de baixa umidade extrema em MS, de acordo com dois avisos meteorológicos emitidos pelo Inmet. De acordo com meteorologistas, pelo menos 26 cidades do sul de MS pode ter variação de umidade relativa do ar variando de 30% a 12%. Há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
As cidades são: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jateí, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru, Vicentina.
Águas com ventania
Conforme o Inmet, já na região Leste, o perigo é para tempestades de até 60 mm/h, com ventos de até 100 km/h, risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O alerta é válido até fim do dia/inciido da madrugada desta terça.
Ao todo, 8 cidades podem ser afetadas pelas chuvas: Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Inocência, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Selvíria e Três Lagoas.