A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Coxim, usando drone, surpreendeu ontem (19) pescadores fazendo arrastão com rede de pesca em corredeira no rio Coxim, durante Operação Piracema.
No final da tarde, a equipe visualizou dois elementos armando uma rede de pesca (petrecho proibido), em uma corredeira denominada “Cachoeira Quatro Pés”. Ao deslocar para a abordagem, os policiais foram avistados à grande distância pelos infratores, os quais empreenderam fuga pela mata abandonando o petrecho ilegal.
A equipe realizou diligências, porém, não conseguiu prender os criminosos. A rede de pesca, medindo 120 meros de comprimento foi retirada do rio e apreendida.
“A PMA continuará em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente com uso deste tipo de petrecho ilegal que tem alto poder de captura. Se identificados, os pescadores responderão por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. Há também previsão de multa administrativa de R$ 700,00 a R$ 100.000,00”, enfatizou por meio de nota.
Operação Piracema
Ao todo, 325 policiais militares estão atentos aos rios do estado, e espalhados em 26 subunidades de PMA. A operação deve se estender até 28 de fevereiro de 2020, que é justamente o período de proibição da pesca nos rios de Mato Grosso do Sul, para que haja a reprodução das espécies.




















