29.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de setembro, 2025
spot_img

Com força e união, turma do Mulheres Mil se forma com adesão total

Com 100% de adesão, nenhuma desistência e quase nenhuma falta ao longo dos 40 dias de aula, a 10ª turma do curso de “Assistente Administrativa”, promovido pelo programa Mulheres Mil, celebrou a formatura de 75 alunas nesta quinta-feira (25), no Teatro Octavio Guizzo, no Paço Municipal. A capacitação, com carga horária de 160 horas, foi realizada no CRAS Estrela Dalva, e é mais um marco da Escola Funsat na formação e inserção de mulheres no mercado de trabalho.

Histórias de superação e transformação pessoal marcaram a cerimônia de entrega de certificados, reforçando a importância do curso para mulheres de diferentes bairros de Campo Grande. Entre elas, Edneide Maria Soares, de 46 anos, moradora do Danúbio Azul, relatou com emoção sua experiência.

Com força e união, turma do Mulheres Mil se forma com adesão total

“Não como sair igual, depois de um curso tão especial, como este do Mulheres Mil. Por isso, o meu sentimento com esse diploma é de gratidão. E gostaria que toda mulher tivesse como viver isso, pois vale muito a pena”, relatou.

Da mesma comunidade, a diplomada Rayane Sampaio Gomes, de 30 anos, destacou como a capacitação a impulsionou a estabelecer novos objetivos.

“Acredito que o curso alinhou mais os meus objetivos de vida. Com o Mulheres Mil saí da zona de conforto, vou fazer em breve uma faculdade, motivação que encontrei neste curso. E futuramente ainda vou empreender, tudo traçado pelos aconselhamentos que recebi dos professores”, contou.

Com força e união, turma do Mulheres Mil se forma com adesão total

Já Maria das Graças Coelho Esteves, de 50 anos, moradora do Estrela Dalva, superou dificuldades para concluir o curso, conciliando os estudos com a rotina de trabalho.

Com força e união, turma do Mulheres Mil se forma com adesão total

“Para conciliar com o meu trabalho, não foi fácil. Já que muita coisa aconteceu nestas semanas das aulas, mas não desisti. Cheguei a faltar, contudo o apoio das colegas e dos professores me ajudou a compensar cada vez que não fui. O grande diferencial do Mulheres Mil também é a solidariedade entre nós”, disse.

A formanda Débora de Siqueira, de 43 anos, foi uma das representantes da turma a discursar durante a solenidade. Para ela, a taxa zero de evasão é prova do impacto do programa:

Com força e união, turma do Mulheres Mil se forma com adesão total

“Somos, daqui pra frente, a referência a outras mulheres que forem iniciar a capacitação, ou que procurem fazer a inscrição. A nossa vida, nossos trabalhos, ou até empresas para quem abrir firme, será a verdadeira propaganda do Mulheres Mil. Pois ninguém faz o curso para ficar parada depois!”, comentou a aluna, que frequentou as aulas a pé, até o CRAS.

Com força e união, turma do Mulheres Mil se forma com adesão total

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi protagonizado por Angélica Jeniffer Aquino da Silva Santos, de 33 anos. Quebrando o protocolo, ela emocionou a plateia ao cantar “Conquistando o Impossível”, da cantora Jamily – música escolhida pelas alunas como símbolo da superação vivida ao longo da jornada.

Com força e união, turma do Mulheres Mil se forma com adesão total

“O que fica, é uma mente mais confiante, mais aberta a grandes oportunidades, além de um potencial que vamos cuidar, para que seja sempre de vitórias. No Mulheres Mil transformamos as nossas vidas”, explicou a afinada formanda, secretária do CRAS Estrela Dalva.

A primeira a receber o diploma na cerimônia foi Adriana Correa dos Santos, de 39 anos, moradora do Jardim Arco Íris. “Pelo Mulheres Mil, a região ganhou uma oportunidade. Sou do Jardim Arco Íris, um lugar que precisa de mais iniciativas assim. Não faltei nenhum dia e vou sentir muita falta de tudo. Um curso que nos deu uma nova rotina nesses dois meses, porém a maior contribuição é a de nos incentivar a sonhar sempre, principalmente pela qualidade que acontece as aulas presenciais”, citou.

A prefeita Adriane Lopes afirmou que o programa Mulheres Mil está transformando vidas. Mais do que promover capacitação para geração de emprego e renda, o projeto tem causado mudanças profundas na trajetória pessoal das participantes.

Com força e união, turma do Mulheres Mil se forma com adesão total

“Fiquei impactada com a história da Rafaela quando cheguei aqui na formatura. Ela está com um bebê de 3 meses no colo e fez um curso de 40 dias. Ela não desistiu. Tinha todos os motivos para isso e foi resistente. Se preparou para novos desafios, pensando no seu futuro e no do seu filho. A Prefeitura vem trabalhando nos CRAS com capacitação para que as mulheres cresçam. Queremos que as mulheres se desenvolvam, trabalhem e sejam donas de seus próprios negócios. Isso faz a diferença e transforma vidas”, destacou a prefeita.

Com força e união, turma do Mulheres Mil se forma com adesão total

Com esta formatura, o programa Mulheres Mil, executado pela Funsat (Fundação Social do Trabalho), chega à marca de 715 mulheres capacitadas, alcançando 98% de sucesso nas matrículas realizadas. As dez turmas já implementadas beneficiaram moradoras de oito bairros da capital.

E o trabalho continua: a 11ª turma já está em formação no CRAS Moreninhas, com outras 75 mulheres iniciando o curso em setembro e previsão de conclusão no início de novembro.

Fale com a Redação