Na manhã desta quinta-feira (21), foi entregue a reforma da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Pioneiros. O espaço, que funciona como almoxarifado e abriga uma das unidades de suporte avançado, passou por revitalização e ampliação para garantir melhores condições de trabalho às equipes e mais eficiência no atendimento à população.
“Toda manhã, todas as viaturas do SAMU passam por aqui para limpeza e troca de materiais. Isso já faz parte da rotina, mas, sempre que há necessidade ao longo do dia, elas retornam para reabastecimento”, explica a coordenadora do serviço, Isabella Bezerra.

A obra foi realizada com equipe e materiais próprios da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e incluiu readequação do layout da unidade, revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias, recuperação de pisos e revestimentos, portas e janelas, climatização, ventilação, cobertura, pintura interna e externa, além da instalação de nova sinalização visual.

“É um presente para Campo Grande. Há 20 anos não tínhamos uma reforma aqui. É um investimento da Prefeitura, de aproximadamente R$ 50 mil, que melhora a infraestrutura tanto para os servidores quanto para a população, dada a importância do serviço”, destaca a secretária municipal de saúde, Rosana Leite.

Frota 100% renovada
Nos últimos 12 meses, o SAMU também passou por uma modernização completa da frota. As 14 ambulâncias habilitadas pelo Ministério da Saúde foram substituídas por veículos novos, oferecendo mais segurança no transporte de pacientes e maior qualidade no atendimento das ocorrências.
Atualmente, o serviço dispõe de 10 unidades de suporte básico e quatro de suporte avançado, que contam com estrutura semelhante à de um leito de UTI para os casos mais complexos.