O Flamengo é campeão da Copa Libertadores da América de 2022, é o terceiro título da história conquistada pelo Rubro-Negro. Na tarde deste sábado (29), os cariocas bateram o Athletico por 1 a 0 em jogo único disputado no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.
O gol do jogo foi marcado por Gabigol, aos 48 do primeiro tempo. No lance, Everton Ribeiro tabelou com Rodinei pela direita e cruzou na área, onde Gabigol estava livre na segunda trave e tem o trabalho de apenas empurrar a bola para as redes.
Minutos antes, o Furacão teve o zagueiro Pedro Henrique expulso ao receber o segundo cartão amarelo, o que comprometeu todo o desempenho do time no restante do jogo.
A MELHOR CAMPANHA DA HISTÓRIA DA CONMEBOL LIBERTADORES!
— Flamengo (@Flamengo) October 29, 2022
RESPEITA ESSAS CORES! RESPEITA ESSA TORCIDA! RESPEITA O FLAAAAMMMEEEEEEEEEEENNNNNGOOOOOOOOOOOO!
O MAIOR DO MUNDO!!#M3NGO pic.twitter.com/IUQFZPTQFq
O Flamengo agora se junta a Olimpia, Nacional-URU, São Paulo, Santos, Grêmio e Palmeiras, todos com três conquistas da Libertadores. O Rubro-Negro foi campeão também nas edições de 1981 e em 2019.
Com o título, o Rubro-Negro se classifica para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, que deve acontecer somente no próximo ano, porém, ainda não tem uma data e nem um país-sede definidos.
Agora, os times se concentram novamente na reta final do Campeonato Brasileiro. O Flamengo joga contra o Corinthians na próxima quarta-feira (02), no Maracanã, e o Athletico enfrenta o Coritiba na Arena da Baixada no mesmo dia.
VENCER. VENCER. VENCER.#M3NGO pic.twitter.com/dcMeZ0SJ0I
— Flamengo (@Flamengo) October 29, 2022
O jogo
A partida começou com muito equilíbrio, com as duas equipes brigando pela posse de bola no meio-campo. O Athletico apertava a saída de bola da equipe rubro-negra e dificultava a transação para o ataque. Os dez primeiros minutos eram bem truncados, com o Flamengo trocando passes em busca de espaços. A equipe paranaesense aguardava para investir nos contra-ataques.
Aos 19’, Ayrton Lucas entrou em campo no lugar de Filipe Luís, que saiu contundido. Dez minutos depois, Arrascaeta cobrou falta, mas a bola não passou pela barreira. O time rubro-negro mantinha a posse de bola no ataque, mas encontrava dificuldades na hora de penetrar na área adversária. No final da primeira etapa, o zagueiro Pedro Henrique deu uma entrada dura em Gabigol e levou o segundo cartão amarelo, sendo expulso pelo árbitro.
Nos acréscimos, para delírio da Nação Rubro-Negra, o Mengão inaugurou o placar em Guayaquil! Aos 48’, Everton Ribeiro tabelou com Rodinei pela direita e cruza na área. Gabigol, o predestinado, apareceu livre na segunda trave para empurrar para as redes e deixar o Mengão em vantagem: 1 a 0.
O Flamengo voltou para a etapa complementar valorizando a posse de bola e insistindo nas jogadas ofensivas. Aos seis minutos, Gabi saiu cara a cara com o goleiro, mas chuta em cima de Bento. Por muito pouco o Mengão não fez o segundo.
O Mais Querido mantinha o domínio da partida e chegava com perigo ao gol adversário. Aos 15’, Pedro recebeu de Arrascaeta na entrada da área, girou o corpo e tenta o chute. A bola desviou e por muito pouco não entra.
Sem sofrer perigo, o time rubro-negro tocava a bola no campo ofensivo em busca do segundo, mas o Athletico se defendia. Aos 37’, Everton Ribeiro arriscou o chute de fora e a bola foi para fora. Nos minutos finais, o Rubro-Negro conseguiu administrar o resultado e saiu de campo com o tão sonhado tricampeonato da América,











