A comitiva do Senado Federal que vai até os Estados Unidos tentar um acordo com o governo do presidente local Donald Trump referente a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros terá a participação de dois políticos sul-mato-grossenses: Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP).
Ao todo, oito nomes foram definidos, quatro titulares e outros suplentes. Os senadores estaduais ocupam, atualmente, os cargos de presidente e vice da CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional). A missão deve ocorrer de 28 de julho até 1º de agosto, quando a nova tarifa está prevista para começar a ser aplicada.
A participação de Tereza Cristina, aliás, é vista como fundamental, já que ela esteve no posto de ministra do agronegócio na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está sendo defendido pelo próprio Donald Trump, condenando o seu julgamento pela tentativa de Golpe de Estado e o chamando de “um homem bom e honesto”.
Segundo Nelsinho Trad, a comitiva vai tentar pelo menos a prorrogação do início da cobrança da nova tarifa. “Precisamos ajudar a destravar os canais de diálogo, antes que decisões avancem e afetem empregos, investimentos e contratos no Brasil”, disse.