23.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 18 de agosto, 2025
spot_img

Com o clima ameno, médico fala sobre os cuidados com a saúde

Baixa umidade aumenta a chance de problemas respiratórios

17/04/2020 13h10
Da redação com informações da assessoria

Já podemos perceber a mudança de temperatura nos últimos dias e, com o frio, a tendência é que os dias sejam mais secos. A baixa umidade pode prejudicar a saúde, como ressecamento da mucosa nasal e orofaringe, portanto, os cuidados devem ser redobrados para evitar futuros problemas.

É normal, durante o inverno, que o nosso sistema imunológico seja afetado devido ao trabalho que o corpo faz para manter-se aquecido. Os vírus comuns como o da gripe, se beneficiam dos ambientes que ficam fechados por causa do frio e, agora, com a circulação do novo coronavírus, é de extrema importância manter a ventilação dos ambientes.

O otorrinolaringologista da Unimed Campo Grande, Dr. Bruno Higa Nakao, alerta para fatores que podem prejudicar o sistema respiratório nesse período. “Os cuidados devem ser redobrados quando acontece a mudança brusca de temperatura. Do quente para o frio, é quando o paciente tende a apresentar quadros de rinite ou resfriado comum, com coriza, obstrução nasal e espirros”, comenta.

O médico ainda ressalta em qual momento deve-se procurar um especialista e evitar uso de receitas caseiras. “Quando o paciente apresentar sintomas obstrutivos, dificuldade para respirar ou sintomas irritativos como espirros ou coriza é importante procurar um especialista para a prescrição do tratamento correto”, pontua.

Pessoas alérgicas também sofrem no inverno, segundo o Dr. Bruno. Alguns sintomas de alergias e resfriados assemelham-se ao da Covid-19 e podem ser confundidos. A recomendação nesse caso é que os cuidados sejam redobrados quanto a higienização e que se tenha atenção aos sintomas. “Em caso de tosse persistente diária há mais de dois dias, perda de olfato, dor de garganta ou mesmo falta de ar deve também procurar ajuda médica para avaliação, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus”, auxilia.

Cuidados durante o inverno

  • Manter lavagem nasal rotineira com soro fisiológico 0,9%

  • Evitar contato direto com poeira domiciliar, roupas ou cobertores de lã

  • Ingestão hídrica regular (ao menos 2 litros por dia)

  • Se necessário, procurar auxílio médico para melhora de desconforto respiratório.

Atendimento na Unimed

Para reforçar o atendimento de pacientes durante a pandemia da Covid-19, a Unimed Campo Grande adotou uma série de medidas, entre elas, criou um canal direto exclusivo com médicos otorrinolaringologistas para o atendimento e suporte aos beneficiários com rinite, sinusite e sintomas relacionados a ouvido e garganta. Para estes casos, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone (67) 3389-2464.

Divulgação

Fale com a Redação