01/03/2017 08h48
Com o fim da piracema, pescadores podem voltar aos rios nesta quarta
A pesca estava suspensa desde 1º novembro 16.
Da redação
Ontem, dia 28 de fevereiro, foi o último dia de Piracema nos rios de Mato Grosso do Sul, que estavam fechados para pesca desde 1º novembro de 2016.
A temporada pesca será reaberta nesta quarta-feira, dia 1º de março. A PMA (Polícia Militar Ambiental) reforçou a fiscalização, disponibilizando mais equipes em municípios com maior contingente neste período de carnaval.
Desde o dia 1° de fevereiro está liberado o pesque-solte na calha do Rio Paraguai. Porém, se o pescador matasse o peixe estaria cometendo crime ambiental de pescar em período proibido.
Já no rio Paraná, a pesca permaneceu fechada até ontem, dia 28 de fevereiro e por lá a fiscalização foi intensa. Além disso, os demais postos instalados nas cachoeiras e corredeiras no decorrer da operação piracema também contaram com reforços neste feriado prolongado.
A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.












