Com a presença do empresário e apresentador Carlos Massa, o popular Ratinho, e também do governador Eduardo Riedel (PSDB), foi lançado nessa quinta-feira (11) o programa educacional “Assomasul Gov MS 4.0”.
A iniciativa promove pós-graduação gratuita para servidores de 44 cidades, nas áreas de licitações e contratos, autismo, alfabetização e letramento, gestão do esporte e lazer, feitos em parceria da Assomasul (Associação dos Municípios de MS) e Governo do Estado.
Os cursos serão ministrados pela Faculdade Pólis Civitas, de forma sequencial e dialógica, com seminários presenciais, modelo virtual de aprendizagem, videoaulas, livros digitais e materiais de apoio, atividades avaliativas, tutoria especializada e webinários pedagógicos.
Ao todo, são investimentos R$ 6,5 milhões do Governo do Estado, por meio da SED (Secretaria Estadual de Educação). No evento, o governador destacou que a parceria surgiu como mais uma ação para dar suporte aos municípios.
“O Estado tem cada vez mais se debruçado sobre isto e não é um ente público que vai resolver tudo e sim a mobilização da sociedade, daqui vamos fazer nossa parte, levando capacitação aos servidores municipais, para orientar e acolher”, afirmou.
Riedel ainda destacou ser importante levar capacitação técnica aos servidores públicos. “Vamos continuar trabalhando para entregarmos à sociedade o que se espera da gente, com uma gestão municipalista, que foca nos resultados diretos às pessoas”.
O presidente da Assomasul, Thalles Tomazeli, citou que o programa nasce da busca por capacitar nossos servidores para um futuro melhor aos municípios e à população que recebe nossos serviços.
“Nosso objetivo é muito simples, transformar a gestão pública por meio do conhecimento. Temos que agradecer ao Governo do Estado que possibilitou que o programa chegasse aos 79 municípios”, ponderou.
Já o apresentador Ratinho comentou que fez questão de participar por ser um entusiasta da causa e do cuidado às pessoas com transtorno autista, que é um dos temas que vai entrar na capacitação dos servidores.
“Tive a consciência que preciso ajudar de alguma forma. Toda vez que tiver evento ou programa voltado para o autismo quero estar presente e ajudar. Mato Grosso do Sul dá exemplo para o restante do Brasil”, elogiou o apresentador.
O programa dá sequência à “Assomasul Itaipu 4.0”, que iniciou em fevereiro de 2025 promovendo a capacitação de servidores de 35 cidades da região sul. Agora, com a ampliação da oferta, todos os 79 municípios serão atendidos pelo programa.