19.8 C
Campo Grande
domingo, 27 de julho, 2025
spot_img

Com protocolo sanitário aprovado, fronteira pode reabrir nesta semana

Comerciantes de Pedro Juan Caballero e turistas aguardam com muita expectativa a reabertura da fronteira entre o Brasil e o Paraguai, fechada desde o começo da pandemia. A reabertura deve acontecer na próxima quinta-feira (15) e os comerciantes do lado paraguaio já estão preparados para atender ao público.

O governo paraguaio aprovou no último dia 21 de setembro o protocolo sanitário para uma futura reabertura controlada da fronteira terrestre com o Brasil, com o objetivo de reativar o comércio entre os dois países após sete meses de total isolamento para tentar evitar a propagação do coronavírus.

Estava agendado para o dia 15 um ato oficial com a  presença dos presidentes Mario Abdo Benitez, do Paraguai, e Jair Bolsonaro, do Brasil, na Ponte da Amizade entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu (PR). Porém, o ministro de Relações Internacionais do Paraguai, Federico González, confirmou no sábado (10) ao jornal paraguaio La Nación que segue a reabertura das fronteiras mas sem a presença dos presidentes.

“A fronteira será aberta no dia 15 e o encontro dos presidentes acontece depois”, disse o ministro. O esclarecimento segue a informação que surgiu no Brasil sobre o cancelamento da cerimônia marcada para 15 de outubro.

Na semana passada algumas lojas reabriram suas portas em Pedro Juan Caballero, capital do departamento de Amambay, vizinha a Ponta Porã, e o movimento foi grande, mas o presidente paraguaio Mário Abdo Benitez, mandou centenas de homens para a Linha Internacional e o movimento de turistas diminuiu drasticamente.

A fiscalização não chegou a impedir o trânsito entre a cidade paraguaia e brasileira, mas com medo de serem presos, os compradores resolveram não se ariscar, e o movimento aguardado com o final de semana prolongado com o ferido desta segunda-feira acabou sendo menor que o esperado.

Fale com a Redação