22.8 C
Campo Grande
sábado, 27 de abril, 2024
spot_img

‘Comboio Cultural’ vai celebrar o Dia Mundial do Teatro com seminário e apresentações gratuitas

O projeto ‘COMITIVA CULTURAL – TEATRO EM COMBOIO POR MS’ traz uma programação variada, com apresentações, seminário e cortejo, atendendo diversos municípios de Mato Grosso do Sul.

No dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, acontece o seminário Linguagem, Estética, Sustentabilidade, seguido de apresentação do espetáculo Os Corcundas, com Circo do Mato, a partir das 18 horas na sede do Teatral Grupo de Risco.

O Comboio segue por diversos municípios do Estado. Nos dias 04 e 05 de abril, passa por Camapuã e Paraíso das Águas, dia 06 de abril em Campo Grande, nos dias 09 e 10 de abril, por Selvíria e Inocência e nos dias 11 e 12 de abril em Laguna Carapã e Caarapó.

Cada cidade recebe dois espetáculos diferentes. O projeto é realizado através do FIC/2022 (Fundo de Investimento Cultural), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

ARTE PARA TODOS

A proposta do projeto é descentralizar a produção teatral, levando apresentações de Campo Grande para outras cidades do interior.

A rota foi definida levando em consideração as regiões que possuem pouco ou nenhum acesso à produção teatral, seja por estarem geograficamente fora dos eixos identificados de produção teatral ou por serem de difícil acesso e mobilização.

Além disso, são cidades que possuem significativa população rural e que possuem maiores desafios de acessar arte e cultura local.

No total, nove municípios vão ser contemplados. São sete grupos teatrais convidados: Circo do Mato, Flor e Espinho, Florescer do Cerrado, Fulano Di Tal, Identidade Cultural, Imaginário Maracangalha e Teatral Grupo de Risco.

Cada grupo participa com dois espetáculos diferentes de seu repertório, num total de 14 espetáculos dos mais variados temas e estilos.

Para Fernanda Kunzler, produtora do projeto, foram selecionados municípios de diversas regiões de Mato Grosso do Sul, que quase não tem acesso à produção cultural.

“Escolhemos sete cidades, que dificilmente são visitadas por artistas de Mato Grosso do Sul. Eles estão situados na Rota Norte, Costa Leste, Caminho dos Ipês e Caminhos da Fronteira. Temos certeza que boa parte do público vai estar assistindo um espetáculo de teatro pela primeira vez”, comenta Fernanda Kunzler.   

'Comboio Cultural' vai celebrar o Dia Mundial do Teatro com seminário e apresentações gratuitas

GRUPOS E ESPETÁCULOS

– Espetáculos O Grandioso Mini Cirquinho e Os Corcundas com o grupo Circo do Mato;

– Espetáculos Sinhá Rosinha e Tekoha com o grupo Imaginário Maracangalha;

– Espetáculos Bebê a Bordo e Varietê com o grupo Flor e Espinho Teatro;

– Espetáculos A Princesa Engasgada e Revolução com o grupo Teatral Grupo de Risco;

– Espetáculos Noivo por Encomenda e O Vil Metal com o grupo Identidade Teatral;

– Espetáculos Navegantes e Dona Arara com o grupo Florescer do Cerrado;

– Espetáculos Do Bem Amado e Guri Árvore com o grupo Fulano di Tal. 

PROGRAMAÇÃO

27 de março – às 18 horas: Seminário de Teatro – Linguagem, Estética, Sustentabilidade e formas de trabalho dos grupos, e também uma reflexão sob a perspectiva “Teatro e Educação – um diálogo imprescindível”. Ás 20 horas: apresentação do espetáculo “Os Corcundas” com o Circo do Mato; na sede do Teatral Grupo de Risco (Rua Trindade, 401, Jardim Paulista)

04 e 05 de abrilCamapuã e Paraíso das Águas – Dona Arara vai Casar e Navegantes, com Florescer do Cerrado / Vil Metal e Conversa pra mais de Metro com Identidade Teatral;

06 de abrilCampo Grande, às 17h30- Cortejo com sete grupos de teatro  e às 18 horas apresentação do espetáculo Tekoha com Imaginário Maracangalha na Feira Ziriguidun (Praça do Preto Velho, avenida Fábio Zahran)

09 e 10 de abrilSelviria/Inocência – A Princesa Engasgada com Teatral Grupo de Risco e Sinhá Rosinha com Imaginário Maracangalha11 e 12 de abrilLaguna Carapã e Caarapó – Mini Cirquim com Circo do Mato, Varietê e Bebê a Bordo com Flor e Espinho Teatro

Fale com a Redação