Comerciantes aproveitam as trocas de presentes para atrair o consumidor

330

27/12/2014 10h30

Comerciantes aproveitam as trocas de presentes para atrair o consumidor

Dourados News

Nem sempre é possível acertar no presente de Natal. É comum ao presentar errar o tamanho no caso de roupas e sapatos ou não agradar com o item escolhido. Após a comemoração natalina e os “amigos secretos” muitos vão atrás de trocar os presentes recebidos, o que para os comerciantes acaba sendo um momento de buscar novas vendas ou trazer novos clientes.

Ainda que a troca quando não há defeito nos produtos não seja obrigatória, a maioria dos lojistas a realiza visando cativar o consumidor. A troca de um item só é dever do lojista quando ele se compromete a fazê-la no momento da venda, estipulando prazo ou apresentação de nota fiscal, por exemplo.

Quem recebeu o presente nem sempre conhece a loja em que o mesmo foi comprado. Para o lojista Valter Alegrete ,62, esse é um dos motivos que os lojistas devem se atentar e realizar a troca visando agradar o consumidor.

“Quem comprou para presentear na maioria das vezes já conhece a loja, o que não acontece sempre com quem recebe, pois muitos vem de fora nesse período também. Acho que aí é hora de apresentar o estabelecimento, não pensar que é ‘só uma troca’ pois se ele se sente bem aqui e gosta dos produtos, ele pode levar mais coisas ou voltar em outro momento”, enfatiza.

A subgerente de uma loja de roupas, Mileni Correia de Paula, 31, acredita que as trocas podem trazer um faturamento maior e que mesmo sem a obrigatoriedade deve ser realizada para fidelizar os clientes. “Possibilitar aos clientes opção de escolha é priorizar a qualidade do atendimento e assim mantê-los.

Quando o cliente é bem atendido ele se sente motivado a olhar outras peças, assim a troca é também um momento para faturar mais e deve ter a mesma atenção de uma venda, sem dúvidas”, pontua.

Após ganhar um vestido da filha que ficou pequeno, a auxiliar de saúde Margarete Cardoso, 51, foi trocar a peça. Ela conta que acabou gastando até um pouco mais do que o valor do presente que e acredita que os lojistas devem aproveitar esse momento.

“O que escolhi foi mais caro, mas isso é muito comum. Se o vendedor nos dá uma boa atenção na troca, mesmo não sendo obrigatória, é um motivação para voltarmos a loja outras vezes”, citou.

Comerciantes aproveitam as trocas de presentes para atrair o consumidor