“Comida de Boteco na Feira” reúne público, capacita feirantes e fortalece economia local em Maracaju

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Em Maracaju, “Sextou e Sabadou na Feira” recebeu Festival Gastronômico

Para fortalecer a gastronomia local, atrair público e valorizar os feirantes do “Sextou e Sabadou na Feira” de Maracaju, o Sebrae/MS apoiou a realização do festival “Comida de Boteco na Feira”. O evento ocorreu nos dias 5 e 6 de dezembro, das 18h às 22h, na Praça Central, promovido pela Associação de Feirantes de Maracaju (Afemar), com o apoio da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado — por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) —, e com o Sesc.

O Sebrae/MS ofereceu capacitação técnica aos feirantes, conduzida pelo chef Paulo Vasconcelos, que orientou os empreendedores na criação e no aperfeiçoamento de pratos no estilo “comida de boteco”. Durante o festival, o público pôde degustar as receitas desenvolvidas especialmente para a ocasião, unindo experiência gastronômica e valorização cultural.

A analista-técnica do Sebrae/MS, Vanessa Reis, destacou que a iniciativa reafirma o compromisso do Sebrae com o desenvolvimento dos pequenos negócios. “O Sebrae está sempre junto dos pequenos negócios e, desta vez, o fortalecimento veio por meio de consultoria, incentivo à inovação e o uso de ingredientes locais, criando diferenciação no sabor e mais competitividade. Foi uma jornada que começou na concepção dos pratos e culminou na apresentação final ao cliente”, afirmou.

O chef Paulo Vasconcelos explicou que o processo de consultoria incluiu visitas técnicas a cada feirante, além de capacitação coletiva sobre vestimenta, higiene e manipulação de alimentos. Para ele, dois pontos foram determinantes na evolução dos empreendedores. “A precificação foi o que mais fez diferença, porque muitos descobriram que estavam tendo prejuízo. Outro destaque foi a inovação: trabalhamos novas ideias utilizando insumos já presentes nas barracas, como molhos e complementos que valorizam o sabor do prato e tornam o preço mais competitivo”, relatou.

“Comida de Boteco na Feira” reúne público, capacita feirantes e fortalece economia local em MaracajuAção conjunta fortalece pequenos negócios e movimenta a Praça Central de Maracaju

Para o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, o festival representa mais uma etapa do processo de revitalização da Praça Central e da consolidação da feira como espaço de convivência. “A feira já é um sucesso, e o festival de comida de boteco veio agregar programação diferenciada, cultura e lazer. É uma competição saudável entre os feirantes, que fomenta as vendas e fortalece a economia familiar”, avaliou.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, o reconhecimento regional demonstra a força do empreendimento. “Hoje a feira é um sucesso e exemplo para outras cidades, o que nos enche de orgulho. O mais importante é que ela gera renda e oportunidades para cada feirante. Ao mesmo tempo, oferece atrativo turístico para moradores e visitantes, reforçando nossa expectativa de fortalecer a cadeia do turismo com a Rota Bioceânica”, declarou.

A superintendente estadual de Economia Criativa da Setesc, Luciana Azambuja, ressaltou que a feira demonstra o impacto da economia criativa no desenvolvimento local. “O Governo do Estado vem investindo em políticas estruturantes pelo impacto da economia criativa no desenvolvimento socioeconômico. A feira envolve uma cadeia ampla: produção, compra de insumos, divulgação, limpeza do espaço e muitos outros postos de trabalho. No caso da gastronomia, o diferencial está nos pratos típicos que valorizam nossa identidade regional”, pontuou.

Qualidade aprimorada e resultados positivos

Para o presidente da Afemar, Paulo Renato do Amaral Benitez, a consultoria elevou significativamente o padrão dos produtos oferecidos na feira. “A capacitação foi muito benéfica. A maioria aprendeu coisas novas e conseguiu dar um ‘up’ na culinária, no atendimento e na higiene. Todos venderam bem, e isso é praticamente a realização de um sonho”, celebrou.

Cada prato inscrito no festival recebeu duas notas: uma da avaliação técnica, realizada por um júri formado por cinco chefs de Maracaju, e outra da votação popular, feita pelos clientes. Ambas seguiram critérios como receita, sabor, apresentação, criatividade, atendimento, higiene e organização do espaço. Ao todo, 13 empreendimentos participaram do concurso. Todos foram vendidos por valor único de R$ 25,00 durante o festival.

“Comida de Boteco na Feira” reúne público, capacita feirantes e fortalece economia local em MaracajuBolinho de Costela recheado com queijo e molho chimichurri, do feirante Isaac Ibarra de Queiroz, conquistou o 2º lugar

Os vencedores foram: 1º lugar – Barraca Premium, com o prato Choripan; 2º lugar – Cantinho do Isaac, com Bolinho de Costela; e 3º lugar – Burger na Garagem, com Hambúrguer. A premiação oferecida aos três primeiros colocados foi de R$ 1.500,00 (1º lugar), R$ 1.000,00 (2º lugar) e R$ 500,00 (3º lugar).

O feirante Isaac Ibarra de Queiroz, que conquistou o 2º lugar com o Bolinho de Costela recheado com queijo e molho chimichurri, afirmou que a consultoria foi determinante para o resultado. “O chef Paulo Vasconcelos focou no que cada um sabia fazer e em como tornar o produto mais competitivo. Eu já vendia pastel de costela e, para o concurso, inovei criando o bolinho. Em duas horas, já tinha vendido metade da produção. Superou minhas expectativas”, relatou.

A empreendedora Silvia Marino, concorreu com Torre de Quibe com pastas árabes. “Já estou usando as dicas para empratar melhor. Depois da consultoria, também acrescentei pastas de babaganoush e homus ao prato, agregando mais valor. Foi ótimo”, disse.

A feirante Sirlei da Fátima Rosa da Costa, responsável por uma porção de mix de coxinhas de massa de mandioca com recheios de carne seca com catupiry e linguiça tipo Maracaju com pimenta biquinho, destacou o aprendizado obtido. “O que mais pude aplicar foi a precificação e a inovação nos sabores, que trouxe mais competitividade e diferenciou as barracas”, avaliou.

A empreendedora Eliane Aparecida de Almeida Martins, que participou com Torresmo de panceta com batata frita e molho de cebola roxa em conserva, afirmou que o acompanhamento técnico foi marcante. “A consultoria foi inesquecível. O chef conheceu cada feirante e fez um atendimento individualizado. Foi muito positivo”, ressaltou.