Comissão de monitoramento do plano municipal de educação toma posse nesta terça

271

Publicado em 08/05/2017 12h15

Comissão de monitoramento do plano municipal de educação toma posse nesta terça

PMCG

Acompanhar e avaliar as etapas que constituem o Plano Municipal de Educação – PME. Esse é o objetivo da Comissão de Monitoramento e Avaliação, que tomará posse nesta terça-feira (9), a partir das 8 horas, no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O evento contará com a presença da secretária municipal de Educação, Ilza Mateus, de profissionais e autoridades do poder público, além de representantes da rede de ensino particular da Capital, relacionados a área de educação.

A tarefa principal dos membros que constituem a comissão é apontar lacunas e eventuais mudanças necessárias para incorporar ao plano municipal, conferindo ao documento a flexibilidade necessária para atender as demandas da sociedade.

O Plano Municipal de Educação engloba todo o sistema de ensino de Campo Grande, e é direcionado aos campos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação Profissionalizante à Distância. Além disso, dispõe sobre a Formação de Professores e Valorização do Magistério, o Financiamento e Gestão da Educação.

O documento contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para serem desenvolvidas no município durante um período de 10 (dez) anos. O foco é a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino, com a preocupação que ela ocorra de forma participativa, reunindo pais, alunos, profissionais da Educação e gestores do município e estado.

Lei

O Plano Municipal de Educação de Campo Grande foi aprovado sob a Lei nº 5.565 de 23 de Junho de 2015. Desde então, todo planejamento das ações educacionais do município são projetadas em concordância com as metas e estratégias do PME.

Após a aprovação e publicação do PME, teve início a execução, monitoramento e avaliação das metas e estratégias previstas para os anos de 2015 e 2016. O processo de monitoramento contínuo e avaliação periódica representam a oportunidade de melhorar a qualidade técnica do diagnóstico, de ampliar a participação social e de qualificar ano a ano a execução das metas.

O PME foi construído a partir de uma ação conjunta entre Secretaria Municipal de Educação, instituições de Ensino, movimentos sociais, associações representativas e sociedade civil, o que promoveu uma ampla análise e reflexão da situação educacional do município. Por isso, os membros da comissão reforçam a importância da participação popular em sua execução, uma vez que as decisões tomadas pelo grupo refletem no sistema educacional de Campo Grande.

Comissão de monitoramento do plano municipal de educação toma posse nesta terça