19.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 6 de agosto, 2025
spot_img

Comitiva de estudantes e servidores de Chapadão do Sul conhecem o TCE-MS

Estudantes, professores, vereadores e servidores públicos de Chapadão do Sul participaram, na manhã desta quarta-feira (6), de uma visita institucional ao Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. A atividade integra a terceira etapa do projeto “Câmara vai à Escola”, desenvolvido pela Câmara Municipal da cidade. A comitiva, formada por 47 participantes, foi recepcionada na Escola Superior de Controle Externo, pelo diretor-geral da Escoex, conselheiro Marcio Monteiro, que na ocasião, representou o presidente da Corte, conselheiro Flávio Kayatt.

A man in a suit speaks into a microphone at an event, with flags in the background.

“Um momento extremamente satisfatório para nós, porque vemos que as instituições e a Câmara de Vereadores de Chapadão vêm promovendo a verdadeira cidadania, formando cidadãos e isso nos permite uma expectativa de um futuro melhor para o nosso País”, destacou o conselheiro Marcio Monteiro. “Sejam todos muito bem-vindos e aproveitem essa oportunidade”, completou.

A speaker addresses an audience in a conference room, with attendees seated in rows, engaged and attentive.

Durante a recepção, os visitantes assistiram a um vídeo institucional sobre a história do TCE-MS e participaram de uma palestra ministrada por Eduardo dos Santos Dionizio, diretor de Serviços Processuais da Corte. A apresentação teve como tema “Conhecendo o TCE-MS”, e abordou a importância do Tribunal não apenas como órgão de fiscalização, mas como agente de promoção da cidadania.

“Ao abrir suas portas para mostrar o trabalho aos jovens, o Tribunal induz essas pessoas a acreditarem que é possível estar presente na vida da sociedade participando ativamente da construção do orçamento, da execução das políticas públicas e do controle da aplicação dos recursos públicos”, explicou Dionizio.

A man in a suit speaks into a microphone, with flags in the background. He appears to be addressing an audience.

O presidente da Câmara Municipal de Chapadão do Sul, vereador Cícero Barbosa dos Santos, o Mika, reforçou a relevância do projeto “Câmara vai à Escola”, que está em vigor desde 2022 e já foi premiado por sua contribuição educativa.

“Um projeto lindo, onde mostramos o que são os três poderes do Estado. Hoje estamos aqui no TCE com 19 alunos e 17 professores, além de vereadores e secretários do município. Dessa forma, buscamos levar conhecimento aos nossos jovens para que, futuramente, possamos ter uma sociedade cada vez melhor”, afirmou Mika. “Agradecemos ao presidente Flávio Kayatt por nos receber e orientar”.

A conference in a lecture hall with an audience seated, listening to a speaker at the front. Flags are displayed in the background.

A iniciativa contempla alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas, privadas e rurais do município. É dividida em três etapas: 1) A Câmara vai até a escola; 2) A escola vai à Câmara; 3) Vivência nos três poderes.

Além do TCE-MS, os alunos também visitaram outros órgãos públicos da Capital, como a sede da Governadoria, a Assembleia Legislativa e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS). Ainda hoje, no período da tarde, a programação segue com visitas à Faculdade Insted e ao Bioparque Pantanal, ampliando o caráter educativo e cultural da jornada.

Fale com a Redação