16.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 31 de julho, 2025
spot_img

Como escolher e aplicar o melhor batom para o seu tipo de pele

25/05/2015 14h00

Como escolher e aplicar o melhor batom para o seu tipo de pele

Vogue

Diga adeus ao batom borrado, craquelado ou de cor destoante do seu tipo de pele. Vogue ensina as melhores dicas para aplicar e escolher o produto ideal para o seu rosto – e nunca mais fazer feio na hora de aplicar o tão amado item de beauté. Papel, caneta e batom na mão?

  1. Tenha uma rotina de cuidado com os lábios
    Não adianta buscar ter o batom mais sofisticado se a boca estiver desidratada. Esfolie os lábios de uma a duas vezes por semana, sem esquecer de aplicar seu hidratante labial preferido de duas a três vezes ao dia.

  2. Cuidado com batons cremosos
    A não ser que a intenção seja incorporar a tendência do gloss na maquiagem (o que é uma ótima ideia!), opte por batons sem brilho. Os pigmentos metálicos existentes em alguns produtos de acabamento cremoso podem desvalorizando a cor (e o seu look).

  3. Encontre o seu tom vibrante
    Para escolher o batom vibrante ideal para o seu rosto, parta da cor natural dos seus lábios, e não da sua pele (erro bastante comum entre as mulheres). Se sua boca possuir tonalidade pálida, procure cores como vermelho-cereja ou coral; se ela for naturalmente avermelhada, aposte no rosa-choque, laranja ou cranberry. Finalmente, se seus lábios forem escuros, vermelho-tijolo e vinho são as melhores opções.

  4. Dispense o lápis
    A não ser que a intenção seja criar um look que mergulhe nos anos 1990, o lápis de contorno labial é absolutamente dispensável. Hoje a tecnologia dos batons não deixa com que eles derretam no seu rosto, evitando a maquiagem borrada. Se você quiser acentuar o shape dos lábios, escolha um lápis que seja exatamente do tom da sua boca – e não do batom.

  5. Evite o ‘efeito bruxa’
    Batons escuros são belos e estão em alta, mas escolher o produto com cuidado é essencial para não deixar o look caricato. Tons com base no azul ou preto podem ser contrastantes demais em relação à pele, envelhecendo o rosto e criando um indesejado ‘efeito bruxa’. Para não errar, escolha sempre batons que puxem para o vermelho.

  6. Dê uma chance ao nude
    Quer escolher o melhor nude para sua make? O truque é simples: como um degradê, opte por batons mais claros ou escuros que o seu tom de pele. Para mulheres de tez pálida, um toque de rosa nos lábios é a melhor escolha, enquanto aquelas com pele mais escura ou levemente amarelada podem optar pelos beges.

  7. Aplique o batom com cautela
    Não exija de si uma precisão milimétrica ao aplicar o batom: limpe os excessos com um cotonete seco ou os dedos e, se procurar um efeito mais suave da cor, aplique o produto por toda a extensão dos lábios com o dedo indicador.

  8. Comece pelo meio (e evide o efeito ‘boca de palhaço’)
    Não importa se for um batom nude, rosa ou vinho: a regra indispensável na hora de aplicá-lo é começar pelo meio dos lábios (primeiro inferior, depois superior), estendendo-o até o canto da boca.

  9. Cuidado com o excesso de produto
    Se o tom de batom escolhido for vibrante ou escuro, evite que o produto vire uma camada expessa (perceptível de longe!) nos lábios. Aplique-o somente no lábio inferior, pressione os lábios e faça o acabamento final espalhando o produto com os dedos.

  10. Beije o guardanapo
    Quer garantir que seu batom dure por horas e horas na boca? Aplique o produto diretamente em ambos lábios; ‘beije’ um guardanapo ou papel-toalha; e aplique o batom novamente. Assim, a segunda aplicação da cor garante o nível ideal de cobertura e tonalidade na maquiagem.

Adriana Lima no Festival de Cannes 2015 (Foto: Getty Images)

Fale com a Redação