Comunidades indígenas recebem atendimento itinerante da Justiça Eleitoral

4
(Foto: Marcelo Casal Jr - AB)

Ação do TRE-MS facilita acesso a serviços eleitorais em aldeias de Aquidauana

A Justiça Eleitoral vai até onde o eleitor está. Nos próximos dias, moradores de aldeias indígenas de Aquidauana receberão atendimento itinerante do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), com serviços voltados exclusivamente a eleitores indígenas.

A ação ocorre em quatro datas: 21, 22 e 28 de fevereiro e 1º de março. Durante o atendimento, será possível emitir o título de eleitor, solicitar transferência, regularizar a situação eleitoral e atualizar dados cadastrais.

Segundo o TRE-MS, a iniciativa faz parte do cronograma de atendimentos itinerantes que busca ampliar o acesso da Justiça Eleitoral em regiões mais afastadas e facilitar a regularização do eleitorado indígena.

📍 Programação

  • 21 de fevereiro (sábado): atendimento na Aldeia Água Branca, das 8h às 16h.
  • 22 de fevereiro (domingo): atendimento na Aldeia Lagoinha, também das 8h às 16h.
  • 28 de fevereiro (sábado): atendimento no distrito de Taunay, das 8h às 16h, contemplando também moradores das aldeias Imbirussu e Morrinho.
  • 1º de março (domingo): atendimento em Taunay, das 8h às 12h.
Comunidades indígenas recebem atendimento itinerante da Justiça Eleitoral

Além do atendimento presencial, os eleitores podem consultar a situação eleitoral pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na aba “Autoatendimento Eleitoral”. No portal, é possível verificar pendências, emitir certidões e atualizar informações do cadastro.

Com a ação, o TRE-MS reforça a estratégia de aproximar os serviços eleitorais das comunidades indígenas, garantindo acesso à documentação e à regularidade junto à Justiça Eleitoral.