Empresa reforça equipes e prioriza escolas mapeadas; previsão é de temporais e ventos fortes no fim de semana
Com a chegada do primeiro dia de provas do Enem, neste domingo (9), a Energisa — concessionária responsável pela distribuição de energia em Mato Grosso do Sul — anunciou um plano especial de operação para assegurar o fornecimento elétrico em todo o estado durante o fim de semana.
Segundo a empresa, a ação inclui reforço das equipes de campo, priorização das áreas onde há escolas mapeadas e monitoramento em tempo real do sistema elétrico. “Tudo será acompanhado pelo nosso Centro de Operação Integrado (COI), que permite detectar qualquer ocorrência e acionar rapidamente as equipes e canais de atendimento”, explicou Helier Fioravante, gerente de Operações da Energisa MS.
Instabilidade climática preocupa
O plano da concessionária foi elaborado diante da previsão de tempo instável para o fim de semana. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), há possibilidade de chuvas fortes, tempestades, raios e ventos acima de 60 km/h, além de queda de granizo em algumas regiões.
Os acumulados de chuva podem ultrapassar 30 milímetros em um único dia, especialmente na região leste do estado. Essas condições aumentam o risco de danos à rede elétrica, causados por árvores, galhos e objetos arremessados pelos ventos, além de descargas atmosféricas.
Acompanhamento e resposta rápida
De acordo com a Energisa, o objetivo do plano é garantir o fornecimento contínuo de energia para os locais de prova e minimizar eventuais impactos causados pelo clima. “Nossas equipes estarão em alerta durante todo o fim de semana, com foco em atender qualquer ocorrência com agilidade”, afirmou Fioravante.
O Enem 2025 começa neste domingo (9), com provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. O segundo dia de aplicação será no dia 16 de novembro.











