Todos 571 candidatos aprovados para participarem da quinta fase do concurso público para ingresso na Guarda Civil Metropolitano – 3ª Classe têm até às 17h30min desta sexta-feira (29) para entregarem a documentação necessária para a Investigação Social, penúltima etapa do certame.
A entrega da documentação começou as 7h30min no Teatro do paço Municipal, localizado na Av. Afonso Pena 3.297, Centro. Os candidatos aprovados nesta fase participarão do Curso de Formação Técnico-Profissional, que é a última etapa do processo de seleção.
De acordo com o edital do concurso, são ofertadas 273 vagas, com salário de R$ 1.690,02 + Bolsa Alimentação no valor de R$ 294,00. As vagas são para a 3ª Classe e são critérios exigidos para o candidato: Ensino Médio Completo, Habilitação categorias A e B, idade entre 18 e 40 anos, estatura mínima exigida para homens de 1,65 e para mulheres de 1,60.
Todos os 571 candidatos foram aprovados nas fases anteriores, que começou com a Prova Objetiva, seguida da Prova de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e o Exame médico e toxicológico. O edital do concurso foi publicado em 15 de dezembro de 2020 e teve mais de 15 mil inscritos.
Jean Chagas Lopes, de 26 anos, formado em Agronegócio, decidiu fazer o concurso da Guarda na busca de estabilidade. “Moro aqui em Campo Grande, então é um concurso que continuarei perto da minha família. Acho que a instituição é séria, vemos que a frota é nova, que os profissionais são capacitados e quero entrar para seguir carreira”, diz.
Já a administradora Ômega Gonçalves de Miranda, de 33 anos, diz que já fez outros concursos, mas é a primeira vez que foi chamada. “Já fiz o da PM anteriormente, mas não passei no TAF, não fui classificada. Me identifico com a segurança pública e vejo uma oportunidade. É uma boa instituição, tem plano de carreira e aqui poderei ter estabilidade financeira para cuidar da minha família”, diz a mãe de um menino de 3 anos.
O secretário municipal de Gestão, Agenor Mattiello, explica que o Concurso da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, realizado através do Instituto Selecon, está chegando à quinta fase que é extremamente importante por fazer a investigação social dos candidatos.
“Os candidatos aprovados nas fases anteriores estão entregando toda a documentação pessoal para que uma comissão de avaliação possa verificar se todos os documentos estão adequados, todas as certidões estão adequadas e permitam que possam passar para a fase final que é o curso de formação”, explica.
Já o secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, fala da importância do concurso público para a segurança municipal. “Representa a reposição de parte do efetivo defasado – em torno de 30%. Também irá oxigenar o quadro com novos servidores, parte deles com nível superior”.