Mais de 27 mil candidatos participam, neste domingo (14), da prova objetiva do concurso público da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS), que oferece 400 vagas, sendo 300 para investigador e 100 para escrivão de polícia judiciária. O salário inicial é de R$ 6.569,53, com possibilidade de progressão até R$ 12.663,54 ao longo da carreira.
A aplicação será realizada em Campo Grande, no período da tarde. Os locais de prova foram divulgados na última segunda-feira (8) e estão disponíveis no “Cartão de Informação”, acessível pelo portal do Instituto Avalia, organizador do certame.
Horários e regras da prova
Conforme o cronograma, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A prova começará às 13h30 e terá duração de cinco horas. O candidato só poderá deixar o local após duas horas do início da aplicação, ou seja, a partir das 15h30. Não será permitido levar o caderno de questões, mas a banca fornecerá uma folha para rascunho, onde será possível anotar as alternativas marcadas.
A avaliação contará com 100 questões objetivas, distribuídas entre língua portuguesa, noções de direito, legislação institucional, raciocínio lógico, informática e tecnologia da informação e comunicação. Será aprovado quem atingir ao menos 60% da pontuação total e não zerar em nenhum dos grupos.
O que levar
Para acessar a sala de prova, os candidatos devem apresentar documento de identificação oficial com foto (físico ou digital, nos aplicativos oficiais do governo federal), caneta esferográfica preta ou azul de material transparente e o cartão de informação.
O edital prevê atendimento especial para candidatas lactantes, que terão direito a acompanhante e até uma hora adicional para compensação do tempo de amamentação. Também foi estabelecido procedimento específico para candidatos que precisarem portar arma de fogo, mediante apresentação de formulário de acautelamento e documentação exigida.
Itens proibidos
Durante a aplicação, não será permitido portar celulares, relógios, aparelhos eletrônicos, acessórios que impeçam a visão das orelhas, livros ou anotações. Celulares e dispositivos eletrônicos deverão ser entregues à organização, desligados e acondicionados em embalagem lacrada.
Próximas etapas
Após a prova objetiva, o concurso terá ainda prova de títulos, avaliação psicológica, avaliação médica e odontológica, teste de aptidão física, curso de formação e investigação social.
De acordo com o cronograma, o resultado final está previsto para 17 de dezembro de 2025. Os aprovados iniciam o curso de formação em 20 de janeiro de 2026, com ingresso na corporação marcado para 25 de maio do mesmo ano.
Com mais de 27 mil inscritos, a concorrência é de cerca de 67 candidatos por vaga.