Com a emenda, servidores aproveitam quatro dias de descanso; para o restante dos trabalhadores, só feriados no meio da semana
Enquanto a maior parte dos trabalhadores de Mato Grosso do Sul não terá feriadões nesta reta final de 2025, os servidores públicos estaduais e da prefeitura de Campo Grande serão os únicos beneficiados com quatro dias consecutivos de descanso nesta semana.
O Governo do Estado decidiu emendar o feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro (quinta-feira), com o Dia do Servidor Público, criando o único feriadão do período. A medida está prevista no decreto publicado em 17 de janeiro no Diário Oficial, que estabeleceu os feriados e pontos facultativos do ano de 2025.
A prefeitura de Campo Grande seguiu o mesmo entendimento e também concedeu ponto facultativo, garantindo aos servidores municipais folga de 20 a 23 de novembro (quinta a domingo).
Com isso, servidores estaduais, municipais e do Legislativo serão os únicos com feriadão de quinta a domingo. Não há outras datas prolongadas previstas até o fim do ano em Mato Grosso do Sul.
O Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil desde 2011, passou a ser feriado nacional apenas em 2024, após aprovação da lei sancionada em 2023.
Restante dos trabalhadores terá apenas feriados curtos
Para quem não é servidor estadual ou municipal, o calendário não oferece folgas prolongadas. Os feriados e pontos facultativos restantes caem no meio da semana, impossibilitando qualquer emenda:
- 20 de novembro (quinta-feira) — Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
- 24 de dezembro (quarta-feira) — Ponto facultativo após 13h (véspera de Natal)
- 25 de dezembro (quinta-feira) — Natal
- 31 de dezembro (quarta-feira) — Ponto facultativo após 13h (véspera de Ano-Novo)
Assim, os demais trabalhadores terão apenas dias isolados de folga, sem possibilidade de prolongamento. Para quem espera um descanso maior, o feriadão deve ficar mesmo para 2026.











