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quinta-feira, 20 de novembro, 2025
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Contribuintes já têm acesso ao boleto do IPVA 2026; veja prazos e descontos

Emissão é feita com login Gov.br e garante mais segurança e praticidade ao contribuinte

Os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul já podem consultar e emitir o boleto para pagamento do IPVA 2026 diretamente pelo Portal E-Fazenda, plataforma oficial de serviços digitais da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). A funcionalidade, disponibilizada nesta semana, reforça a estratégia do Governo do Estado de ampliar serviços on-line e facilitar o acesso do cidadão às suas obrigações tributárias.

O acesso ao documento é realizado pelo endereço eservicos.sefaz.ms.gov.br, mediante autenticação com conta Gov.br e certificação digital. O sistema garante segurança na identificação do contribuinte, proteção de dados pessoais e confiabilidade nas informações vinculadas ao veículo.

A emissão antecipada permite que os contribuintes planejem melhor o pagamento, optando pela quitação integral — que mantém desconto de 15%, o segundo maior do país — ou pelo parcelamento nas condições definidas para 2026.

Parcelamento e prazos

Para quem preferir dividir o valor, as parcelas têm vencimento nas seguintes datas:

  • 30 de janeiro
  • 27 de fevereiro
  • 31 de março
  • 30 de abril
  • 29 de maio de 2026

O valor mínimo é de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos. Além da emissão on-line, os boletos físicos começam a ser enviados pelos Correios a partir de 2 de dezembro, como opção complementar de acesso.

Como emitir o boleto

O passo a passo para emissão no Portal E-Fazenda é simples:

  1. Acessar eservicos.sefaz.ms.gov.br;
  2. Clicar em “Entrar com Gov.br” e autenticar-se com certificação digital;
  3. Realizar ou atualizar o cadastro no E-Fazenda;
  4. Selecionar o ícone “IPVA – CIDADÃO”;
  5. Conferir os débitos exibidos automaticamente pelo sistema;
  6. Selecionar os valores que deseja pagar ou clicar em “Gerar próxima parcela”;
  7. Para pagamento à vista, escolher “Cota Única” e clicar em “Emitir DAEMS”;
  8. Finalizar a operação e emitir o documento.

A Sefaz reforça que o uso dos canais digitais reduz filas, agiliza processos e oferece mais autonomia aos contribuintes, que podem resolver tudo de forma rápida e segura, sem sair de casa.

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