A noite desta terça-feira, 8, será especial para quem for ao Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande. Após a missa, a partir das 20h, o Madrigal MS, o Coral da UFMS e o Coro Lírico Cant’Arte irão realizar um concerto em memória do professor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) e regente da Universidade, Manoel Câmara Rasslan, falecido em março deste ano. A programação é gratuita e aberta ao público.
A iniciativa da homenagem foi de seus colegas, os professores da Faalc Jorge Geraldo e Mariana Stocchero. “Sabemos que este era um desejo compartilhado também por outros colegas, amigos, cantores e estudantes que conviveram de forma próxima com ele. Por isso, tivemos a pronta aceitação dos membros do Madrigal MS, do Coral da UFMS e do Coro Lírico Cant’Arte, com o apoio da UFMS e da Igreja Perpétuo Socorro, por meio do padre Rodrigo, também amigo do Manoel”, explica Jorge.
Manoel Câmara Rasslan atuou por mais de quarenta anos na Universidade, inicialmente como regente e, depois, como professor efetivo do curso de Música, tendo auxiliado na própria criação da graduação. Uma das figuras mais importantes para o desenvolvimento do canto coral em Mato Grosso do Sul, foi idealizador do Movimento Coral da UFMS.
Segundo o professor Jorge Geraldo, Rasslan participou e colaborou na elaboração de inúmeras iniciativas e eventos no campo da música coral e da educação musical. “O Coral da UFMS foi um de seus projetos mais importantes, integrando o Movimento Coral da UFMS. Dezenas de estudantes e cantores amadores e profissionais iniciaram sua trajetória musical com o Manoel neste grupo. O Madrigal MS foi um projeto que criamos juntos mais recentemente, nos últimos três anos. Queríamos nos envolver em um conjunto menor, para cantar juntos e explorar repertórios mais específicos da música coral. Foram três anos muito felizes de parceria”, relembra.
Manoel também atuou como regente no início do Coro Lírico Cant’Arte, juntamente com a professora Edineide Dias. “Convidamos familiares, amigos, estudantes, colegas da UFMS e o público em geral que conheceu Manoel ou que se interessa por música coral a compartilhar esse momento conosco”, finaliza o colega.