Publicado em 22/08/2017 17h13 – Atualizado em 22/08/2017 17h13
Corpo de Pedro Pedrossian segue para sepultamento em viatura do Corpo de Bombeiros
Da redação
O velório do ex-governador de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian, terminou por volta das 16 horas desta terça-feira (22). O corpo do político segue em viatura do Corpo de Bombeiros em cortejo pelas ruas da cidade até o cemitério Parque das Primaveras, no Jardim Parati.
A cerimônia de despedida de Pedrossian reuniu políticos do Estado e de Mato Grosso. Todos exaltaram o perfil inovador e ousado do ex-gestor que comandou o Estado por dois mandatos.
Ao deixar o Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, o caixão do ex-governador seguiu em carro aberto dos Bombeiros, uma ABT que funciona como carro fúnebre, pelas principais ruas da cidade. O trajeto seguiu pela Avenida Afonso Pena, virando na Rua Calógeras, em direção ao cemitério, localizado na Avenida Filinto Miller. Batedores da Guarda Municipal e Polícia Militar em motos fecharam o trânsito durante o percurso.
Poucos carros seguiram a viatura e não houve buzinaço ou pisca-alerta para identificar os veículos que acompanharam o cortejo. Para quem estava no Centro da Capital, o cortejo foi importante por poder trazer à tona lembranças do governo Pedrossian.
Pedrossian – A História do MS
Pedro Pedrossian nasceu no dia 13 de agosto de 1928 em Miranda (MS), filiado ao Partido da Mobilização Nacional (PMN).
Filho de João Pedro Pedrossian e Rosa Pedrossian, ambos de origem armênia, formou-se em engenharia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo.
Trabalhou na Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, em Três Lagoas. Em outubro de 1965 foi eleito governador do então estado de Mato Grosso, antes da divisão.
Em novembro de 1980, foi o terceiro governador nomeado para Mato Grosso do Sul, por ato do então presidente da República João Figueiredo. Para assumir o governo, renunciou ao mandato de senador.
Foi condecorado com a medalha do Pacificador, do Exército Brasileiro, e com a Ordem do Mérito Aeronáutico. Em suas administrações foram criadas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sediada em Cuiabá, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sediada em Dourados, e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com sede em Campo Grande.




















