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segunda-feira, 2 de junho, 2025
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Correios começam atendimento para aposentados prejudicados por fraudes no INSS

A partir desta sexta-feira (30), as agências dos Correios em todo o país passam a atender aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos irregulares em seus benefícios do INSS. A medida busca auxiliar quem enfrenta dificuldades para acessar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central telefônica 135.

Ao todo, 4.730 agências dos Correios estão habilitadas para prestar esse serviço gratuito, que terá atendimento prioritário para aposentados e pensionistas.

O que é possível fazer nos Correios?

Nas unidades participantes, os beneficiários poderão:

  • Consultar se há descontos no benefício;
  • Contestar descontos não autorizados;
  • Reconhecer a autorização de algum desconto;
  • Acompanhar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis);
  • Analisar e contestar documentos apresentados por associações;
  • Emitir um protocolo com orientações para acompanhamento pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Como funciona o atendimento?

O serviço é realizado em uma plataforma própria, que não compartilha dados diretamente com o sistema de benefícios previdenciários, garantindo mais segurança. As equipes dos Correios passaram por treinamento específico para atender o público.

O atendimento será feito de forma presencial, sem necessidade de agendamento, e não tem prazo para encerrar — os aposentados podem buscar o serviço quando for mais conveniente.

Nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos, os idosos terão prioridade garantida.

O que levar?

  • Apenas um documento oficial com foto.
    Não é necessário apresentar extratos, contracheques ou comprovante de inscrição no INSS.

E se não puder comparecer?

Se o beneficiário não puder ir pessoalmente, um representante legal pode ser autorizado, desde que apresente uma procuração autenticada em cartório. Neste caso, o atendimento é restrito à consulta, sem possibilidade de alterar informações cadastrais.

Quem mora longe?

O INSS informou que, junto com os Correios, está elaborando um plano para levar esse serviço às localidades mais remotas, utilizando projetos como o PREVBarco e o PREVMóvel, que atendem comunidades ribeirinhas e regiões de difícil acesso. O cronograma dessas ações será divulgado em breve.

Atenção: fuja de golpes

O INSS e os Correios não realizam atendimento domiciliar. Se alguém se apresentar como funcionário desses órgãos oferecendo ajuda em casa, é golpe.

Os canais oficiais de atendimento são:

  • Agências dos Correios (a partir desta sexta, 30 de maio);
  • Aplicativo Meu INSS;
  • Site do INSS (www.meu.inss.gov.br);
  • Central telefônica 135.

Para saber qual é a agência dos Correios mais próxima com esse serviço, basta acessar o site dos Correios ou consultar pelo número 135.

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