Os Correios suspenderam os pagamentos com cartão de crédito e débito em todas as agências do país. Além disso, serviços de postagem pelo site e pelo aplicativo também ficaram temporariamente indisponíveis.
A estatal informou que a medida foi adotada, desde terça-feira (2), após a suspensão do contrato com a empresa responsável pelo processamento dos pagamentos, investigada em operações de combate ao crime organizado por envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro. O contrato havia sido firmado após licitação realizada em 2021.
Em nota, os Correios destacaram que “temporariamente, os pagamentos via cartão de crédito e débito estão indisponíveis. Você continua contando com o Pix, que segue ativo e funcionando normalmente em nossas operações”. A empresa garantiu que está adotando todas as providências para resolver a situação e que o processo administrativo seguirá os prazos legais.
A suspensão afeta aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que utilizam os canais digitais para consultar, contestar ou acompanhar descontos em benefícios. A estatal orienta que, enquanto o sistema não for normalizado, os pagamentos sejam feitos exclusivamente nas agências físicas.
Apesar da suspensão dos meios digitais de pagamento, serviços de consulta e contestação de descontos do INSS seguem disponíveis presencialmente.