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quinta-feira, 29 de maio, 2025
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Correios vão atender segurados do INSS com desconto não autorizado; veja onde ir

A partir da sexta-feira (30), segurados com dificuldade em mexer na internet poderão pedir reembolso presencialmente

A partir desta sexta-feira, dia 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para consultar se foram vítimas de descontos associativos não autorizados em seus benefícios.

O atendimento presencial foi pensado especialmente para quem tem dificuldade de acessar os canais digitais. Já quem tem facilidade com a internet pode continuar utilizando o aplicativo Meu INSS, o site do INSS ou a Central 135, sem precisar sair de casa.

“Se o segurado já realizou a consulta por um desses meios, não é necessário ir até uma agência dos Correios”, alertou o INSS, em nota oficial.

A ação ocorre após o órgão identificar que 9 milhões de segurados foram vítimas de cobranças indevidas, muitas vezes sem sequer terem autorizado qualquer associação. Até o último domingo (25), mais de 2,1 milhões de aposentados e pensionistas já haviam solicitado reembolso pelos canais digitais, desde que a consulta foi liberada há 12 dias.

O que é preciso levar?

O atendimento é simples: basta apresentar um documento de identificação oficial, como RG ou CNH. Não é necessário levar extrato, contracheque ou qualquer outro comprovante.

Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer, é permitido que um representante legal faça a consulta, desde que apresente uma procuração autenticada. Neste caso, o atendimento se limita à consulta, sem possibilidade de realizar alterações no cadastro.

Como será o atendimento?

O processo será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios do INSS, garantindo total segurança das informações dos segurados.

Nas agências, os aposentados e pensionistas poderão:

  • Verificar se houve algum desconto não autorizado no benefício
  • Solicitar a contestação dos descontos indevidos
  • Confirmar a autorização de algum desconto, se for o caso
  • Consultar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis)
  • Analisar e questionar documentos apresentados pela associação
  • Receber um protocolo com orientações para acompanhamento pelo 135 ou Meu INSS

O atendimento é totalmente gratuito e, nas unidades que possuem gestão de filas ou guichês prioritários, os aposentados e pensionistas terão prioridade garantida.

Sem prazo para atendimento

De acordo com o INSS, o serviço será contínuo e não há prazo limite para solicitar o ressarcimento. “Não é preciso correr para ser atendido logo nos primeiros dias”, reforça o órgão.

Atendimento para quem mora em locais distantes

Para os beneficiários que vivem em regiões sem agências dos Correios, o governo federal, junto com os Correios, estuda realizar ações itinerantes e busca ativa, levando o serviço até as comunidades mais afastadas.

Atenção aos golpes

O INSS faz um alerta: nenhum servidor do INSS ou dos Correios está autorizado a fazer visitas domiciliares. Se alguém aparecer oferecendo esse tipo de serviço, é golpe. As consultas só podem ser feitas pelos canais oficiais.

Confira os canais de atendimento:

  • Aplicativo Meu INSS
  • Site do INSS (https://www.gov.br/inss)
  • Central Telefônica 135
  • A partir de 30 de maio, presencialmente nas agências dos Correios

A lista completa das agências participantes pode ser consultada no site dos Correios ou por meio da Central 135.

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