A partir da sexta-feira (30), segurados com dificuldade em mexer na internet poderão pedir reembolso presencialmente
A partir desta sexta-feira, dia 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para consultar se foram vítimas de descontos associativos não autorizados em seus benefícios.
O atendimento presencial foi pensado especialmente para quem tem dificuldade de acessar os canais digitais. Já quem tem facilidade com a internet pode continuar utilizando o aplicativo Meu INSS, o site do INSS ou a Central 135, sem precisar sair de casa.
“Se o segurado já realizou a consulta por um desses meios, não é necessário ir até uma agência dos Correios”, alertou o INSS, em nota oficial.
A ação ocorre após o órgão identificar que 9 milhões de segurados foram vítimas de cobranças indevidas, muitas vezes sem sequer terem autorizado qualquer associação. Até o último domingo (25), mais de 2,1 milhões de aposentados e pensionistas já haviam solicitado reembolso pelos canais digitais, desde que a consulta foi liberada há 12 dias.
O que é preciso levar?
O atendimento é simples: basta apresentar um documento de identificação oficial, como RG ou CNH. Não é necessário levar extrato, contracheque ou qualquer outro comprovante.
Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer, é permitido que um representante legal faça a consulta, desde que apresente uma procuração autenticada. Neste caso, o atendimento se limita à consulta, sem possibilidade de realizar alterações no cadastro.
Como será o atendimento?
O processo será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios do INSS, garantindo total segurança das informações dos segurados.
Nas agências, os aposentados e pensionistas poderão:
- Verificar se houve algum desconto não autorizado no benefício
- Solicitar a contestação dos descontos indevidos
- Confirmar a autorização de algum desconto, se for o caso
- Consultar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis)
- Analisar e questionar documentos apresentados pela associação
- Receber um protocolo com orientações para acompanhamento pelo 135 ou Meu INSS
O atendimento é totalmente gratuito e, nas unidades que possuem gestão de filas ou guichês prioritários, os aposentados e pensionistas terão prioridade garantida.
Sem prazo para atendimento
De acordo com o INSS, o serviço será contínuo e não há prazo limite para solicitar o ressarcimento. “Não é preciso correr para ser atendido logo nos primeiros dias”, reforça o órgão.
Atendimento para quem mora em locais distantes
Para os beneficiários que vivem em regiões sem agências dos Correios, o governo federal, junto com os Correios, estuda realizar ações itinerantes e busca ativa, levando o serviço até as comunidades mais afastadas.
Atenção aos golpes
O INSS faz um alerta: nenhum servidor do INSS ou dos Correios está autorizado a fazer visitas domiciliares. Se alguém aparecer oferecendo esse tipo de serviço, é golpe. As consultas só podem ser feitas pelos canais oficiais.
Confira os canais de atendimento:
- Aplicativo Meu INSS
- Site do INSS (https://www.gov.br/inss)
- Central Telefônica 135
- A partir de 30 de maio, presencialmente nas agências dos Correios
A lista completa das agências participantes pode ser consultada no site dos Correios ou por meio da Central 135.