
O CR Aquidauana, fundado em 11 de fevereiro de 1999, vive um dos momentos mais marcantes de sua trajetória. Criado inicialmente como um polo de canoagem e centro de formação esportiva, o Regatas, como é chamado, expandiu fronteiras, abraçou modalidades como futsal, handebol, basquete e esportes escolares, e agora acelera seu crescimento no futebol profissional, após conquistar o acesso à Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense.11
A entrada no futebol ocorreu neste ano, quando o clube debutou na Série B do Campeonato Estadual e realizou uma campanha surpreendente, terminando como vice-campeão, com os mesmos 23 pontos da AA Bataguassu, campeã pelo saldo de gols, e garantiu o acesso em sua primeira participação.
O projeto, construído com responsabilidade e forte apoio institucional, carrega no DNA histórias de atletas que elevam o nome de Aquidauana, como Fernando Rufino, o Cowboy de Aço, bicampeão paralímpico e tricampeão mundial de Paracanoagem, e Rafael Girotto, ex-presidente do CRA, ex-presidente da Federação de Canoagem de MS e atual presidente da Confederação Brasileira de Canoagem e conselheiro do COB.
Planejamento e pé no chão
Segundo o presidente Wellington Moresco, a transição dos esportes amadores para o futebol profissional foi natural. “O CRA fez sua estreia no futebol profissional esse ano e essa medida partiu da união entre a paixão pelo futebol e o desejo de ampliar a visibilidade do clube. Com muito pé no chão, Deus abençoou o projeto e conseguimos esse acesso à Série A”, disse.
Com o acesso garantido, o Regatas se prepara para uma temporada que promete exigir competitividade e planejamento. “A expectativa para a temporada de 2026 será um grande desafio para o Clube de Regatas Aquidauana. Vamos disputar um campeonato muito difícil, com equipes já consolidadas e tradicionais do futebol sul-mato-grossense. Sabemos da força dos nossos adversários e do nível de exigência da primeira divisão”, detalhou.
Moresco reforça que o clube encara essa nova etapa com prudência, mas com foco em bem representar o município. “Por isso, encaramos essa nova etapa com muita humildade, pé no chão e comprometimento absoluto com o trabalho diário. Estamos montando nossa equipe com responsabilidade, buscando atletas que entendam o projeto e que venham para competir com seriedade. “Nosso principal objetivo é ser competitivos em todos os jogos, representar Aquidauana com honra e mostrar evolução ao longo da competição”.
O presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Estevão Petrallás, destacou o papel do CRA como exemplo de gestão esportiva diversificada e de compromisso com a formação de atletas.
“O Regatas é um orgulho para Aquidauana e para o nosso Estado. Um clube que nasceu na canoagem, formou campeões, expandiu modalidades e agora entra no futebol profissional com responsabilidade e visão de futuro. O acesso conquistado em sua primeira participação mostra a força do projeto”, destacou o presidente.
No Campeonato Estadual, o CRA estreia no dia 24 de janeiro, sábado, no Estádio Mário Pinto (Noroeste), contra o Costa Rica EC. A primeira rodada tem ainda, no mesmo dia, Bataguassu e Naviraiense, Corumbaense e Operário. No domingo (25), o Ivinhema recebe o DAC e o Pantanal joga contra o Águia Negra.



















