Um criador de pássaros silvestres foi preso na tarde desta quinta-feira (04), em Aparecida do Taboado, por manter de forma ilegal 15 aves sem autorização ambiental compativel.
O flagrante foi da Polícia Militar Ambiental (PMA), após receber denúncias anônimas sobre a criação de pássaros em cativeiro por um homem que reside no Loteamento Ovídio.
Foram apreendidas oito aves da espécie canário-da-terra (Sicalis flaveola brasiliensis), quatro da espécie papa-capim (Sporophila caerulescens), dois da espécie curió (Sporophila angolensis) e um da espécie bigodinho (Sporophila collaris), além das 15 gaiolas.
O infrator, de 58 anos, confessou o crime. Ele foi autuado administrativamente e multado em R$ 7.500,00. Ele responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção.
Ainda segundo informou a PMA, todos os pássaros foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) de Campo Grande para exames e, depois da alta médica, deverão ser soltos na natureza.
