Cronograma falso de vacinação circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagem

622

Circula nas redes sociais e aplicativos de mensagem uma imagem falsa apresentado como “tabela de vacinação da 1ª fase do programa estadual de imunização”, com datas de vacinação para primeira fase da imunização contra o coronavírus (covid-19). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) é falsa e não pertence ao estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o suposto cronograma, é apresentado datas para primeira e segunda dose da vacina contra covid-19 para os diferentes grupos prioritários. Tal imagem traz como autoria, o governo do Estado.

A SES confirmou que a informação divulgada é realmente falsa, fake news, e que não divulgou nenhum cartaz com as datas para as doses das vacinas Coronavac ou Oxford.

Mato Grosso do Sul iniciou a imunização dos primeiros grupos prioritários em 18 de janeiro, com a chegada do primeiro lote da vacina ao Estado.

Os municípios já estão nessa primeira fase imunizando os idosos com mais de 60 anos que moram em instituições como casas de repouso, portadores de deficiência em residências inclusivas, além de indígenas que moram em aldeias e trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a pandemia de Covid-19.

A partir de 29 de janeiro passará a incluir também os idosos acima de 80 anos no público prioritário da primeira fase.

Mato Grosso do Sul recebeu o primeiro lote com 158,7 mil doses da vacina Coronavac  em 18 de janeiro. O segundo lote chegou ao Estado em 24 de janeiro com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O terceiro lote chegou ao Estado em 25 de janeiro com 10,2 mil doses da vacina Coronavac produzida no Brasil.