31.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 17 de setembro, 2025
spot_img

Curso de Direito da Unigran renova convênio com a Agepen no projeto remição pela leitura

O curso de Direito da Unigran Capital, por meio do Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Unigran Capital (EMAJUC), renovou o convênio com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (AGEPEN) para a continuidade do projeto de remição pela leitura, que já acontece há três anos. 

A iniciativa alia prática acadêmica à função social do Centro Universitário, oferecendo aos custodiados a oportunidade de reduzir pena a partir da leitura de obras literárias, ao mesmo tempo em que promove a vivência prática dos estudantes de Direito.

A cada livro lido, os detentos têm direito à remição de quatro dias da pena. O projeto da Unigran Capital atende atualmente mais de 120 custodiados, que participam mensalmente da avaliação de resenhas feitas pelos acadêmicos. Esse volume coloca a instituição como uma das que mais contribuem no Estado para a ressocialização de detentos por meio da leitura.

Segundo o coordenador do EMAJUC, professor Dr. Jodascil Gonçalves Lopes, o processo de seleção dos estudantes é rigoroso, passando por triagem interna e pela análise da AGEPEN. “Nessa inscrição, ele coloca seus dados pessoais, respondendo algumas perguntas-chave. Avaliamos se o acadêmico está apto e, em seguida, enviamos a lista à AGEPEN, que faz uma filtragem. Após essa triagem, os acadêmicos aprovados podem participar das visitas aos presídios e aplicar as resenhas”, explicou.

O coordenador também destacou a relevância da iniciativa para a formação dos alunos. “Esse é o projeto de extensão mais forte do curso de Direito hoje. Nós vemos muitos ganhos pessoais e acadêmicos para os alunos, especialmente pela prática da leitura, que os torna mais críticos e preparados para compreender obras jurídicas. Ao mesmo tempo, cumprimos uma função social, colaborando com a ressocialização de custodiados”, afirmou.

Para o Diretor-Presidente da AGEPEN, Rodrigo Rossi Maiorchini, a parceria tem impacto direto na sociedade sul-mato-grossense. “A importância da parceria está em promover transformação de vidas. Quando esse detento retorna à sociedade, volta melhor e, possivelmente, evita a reincidência no sistema penitenciário. Isso contribui significativamente para toda a sociedade sul-mato-grossense”, destacou.

Com a assinatura da renovação, o projeto segue ativo neste semestre, com novos convites aos acadêmicos já sendo realizados. Além de incentivar a leitura entre os detentos, o EMAJUC reforça o compromisso da Unigran Capital com o tripé universitário, ensino, pesquisa e extensão, proporcionando aos estudantes uma experiência prática de grande relevância para sua formação profissional.

Fale com a Redação