Vinculados ao Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei), os cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) conquistaram a nota máxima do Ministério da Educação (MEC). Com esse resultado, a Universidade soma 25 cursos de graduação avaliados com conceito cinco neste ano.
A reitora Camila Ítavo celebra o resultado. “Esse reconhecimento tem um significado especial por se tratar de um curso que forma professoras e professores fundamentais para a Educação Básica. Com a nota máxima, confirmamos que estamos entregando uma formação sólida, inovadora e alinhada às necessidades reais das escolas. Parabenizo a todos os gestores, professores, técnicos e estudantes que contribuíram para essa conquista coletiva”, comemora. “A excelência que conquistamos é devolvida à sociedade em forma de profissionais altamente qualificados. Ter um número tão expressivo de cursos avaliados com conceito cinco apenas neste ano é motivo de grande orgulho e mostra que crescemos com responsabilidade, oferecendo formação qualificada em todas as regiões do Estado”, completa.
O processo de reconhecimento considera a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura, a partir de uma avaliação in loco realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “O reconhecimento de curso, assim como suas renovações, transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores, sendo gerado Conceito de Curso (CC). Essas avaliações in loco dos cursos de graduação são balizadas por Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação, que são compostos por mais de 50 indicadores distribuídos em três dimensões”, explica a diretora de Avaliação Institucional (Diavi), Heloísa da Costa.
Para ela, essas avaliações são excelentes oportunidades de apresentar e evidenciar a qualidade dos cursos ofertados pela Instituição. “Trabalhamos em parceria com os coordenadores de curso e direção da unidade na correta disponibilização das evidências para avaliação da banca do Inep, atuamos com presença ativa durante todos os dias das visitas in loco dos cursos, assim como na análise dos relatórios de avaliação do Inep, recebidos ao final, para utilização dos mesmo como subsídios para o aprimoramento dos cursos de graduação”, completa a diretora.
A diretora da Agead, Daiani Riedner, explica que o programa nacional busca induzir a inovação na formação inicial de professores, por meio de novas práticas pedagógicas, uso integrado de tecnologias, articulação com escolas da Educação Básica e gestão acadêmica em rede. “Ao longo dos anos de execução, o Comitê de Articulação, liderado pela UFMS, garantiu acompanhamento sistemático dos Projetos Pedagógicos de Cursos, integração entre UFMS, Universidade do Estado de Mato Grosso e Universidade Católica de Brasília; e expansão de metodologias inovadoras, como projetos integradores, uso de tecnologias digitais e residência docente, consolidada em 2025. Essa formação dialoga diretamente com a missão institucional da UFMS de qualificar a formação docente e aproximar Universidade e escola, valorizando práticas contextualizadas e colaborativas”, destaca.
Daiani reforça que o reconhecimento é resultado de um trabalho feito com seriedade, planejamento e colaboração de toda a equipe envolvida. “A nota máxima na Pedagogia e na Matemática mostra que conseguimos aliar inovação, qualidade acadêmica e compromisso social, exatamente como buscamos no Prilei e nos demais programas especiais que coordenamos. É uma conquista que emociona porque reafirma que a Universidade pública, quando devidamente apoiada e articulada, entrega formação de excelência”, comemora.
Nota máxima
Em 2025, 25 cursos de graduação foram avaliados com nota máxima. Entre eles estão os bacharelados e as licenciaturas em: Matemática e Pedagogia, da Agead; Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Humanas; Letras – Português e Inglês, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação; Sistemas de Informação e Ciência da Computação, da Faculdade de Computação; Pedagogia, da Faculdade de Educação; Física, do Instituto de Física; Matemática, do Instituto de Matemática; Química, do Instituto de Química; Ciências Biológicas e Pedagogia, da UFMS do Pantanal; Letras – Português, da UFMS de Coxim; Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia, História, Geografia, Letras – Português e Inglês e Licenciatura Intercultural Indígena da UFMS de Aquidauana; e Ciências Biológicas, Geografia, História, Matemática e Pedagogia, da UFMS de Três Lagoas.
No último ano, os cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais, Gestão Comercial, Ciência de Dados, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais e Gestão de Mídias Sociais Digitais, também vinculados à Agead, celebraram o alto desempenho nas avaliações do MEC.




















